IFRN participa de evento internacional de ciência e tecnologia

Programação promove o debate sobre o protagonismo feminino nas áreas

Publicada em 29/09/2022 Atualizada há 1 ano

A programação acontece no dia 10 de outubro, às 15h

A Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec) Innova iCiencia e o Center for Global Liaison (CVG) promovem a segunda conversa “Mulheres no STEAM: desafios e oportunidades”. O evento tem como objetivo tornar visível a importância do trabalho das mulheres nas áreas de Ciência e Tecnologia, no âmbito de uma série de conversas com expositoras de três países, Argentina, Brasil e Uruguai, que dão conta dos diferentes papéis que desempenham nas várias disciplinas das áreas.

O trabalho internacional é articulado com o objetivo dar visibilidade e sensibilizar sobre questões relacionadas à perspectiva de gênero, vinculadas à atuação de mulheres (professoras, estudantes, funcionárias públicas) em ciência e tecnologia , as dificuldades que enfrentam, as perspectivas futuras.

O webnar será apresentado pela Dra. Adriana Marrero, ilustre pesquisadora uruguaia, doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, Mestre em Educação, licenciada em Sociologia (UdelaR) e professora (Medalha de Ouro) no Instituto de Professores "Artigas".

Inscrições

A atividade será realizada pelo Zoom de maneira on-line, e os(as) interessadas podem participar mediante inscrição prévia através do link.

Participação do IFRN

Convidada como representante brasileira para compor a série de conversas, a professora Alba Lopes do Campus Natal-zona norte, é expositora no debate "Representatividade e estímulo para elevar a presença das mulheres nas STEAMs". A programação acontece no dia 10 de outubro, às 15h.

Alba Lopes é formada em Ciência da Computação, mestre em Sistemas e Computação e doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Brasil). É professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN, Brasil) desde 2010, lecionando disciplinas de programação de computadores. Desenvolve investigação nas áreas das Arquitecturas Reconfiguráveis, Informática na Educação e Mulheres nos STEAMs. No campus onde atua, coordena o Projeto Ada, que visa fortalecer a participação feminina nos cursos da área STEAM do IFRN.

Acesse:

Inscrições