Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Pós-Graduação

IFRN participa de encontro do fórum de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação

Evento reuniu instituições federais para discutir rumos da pesquisa e pós-graduação

Publicada em 29/09/2022 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para direita, os professores Avelino Neto e Tito Matias

Nos dias 28 e 29 de setembro de 2022, o IFRN participou da II Reunião Ordinária do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (COPROPI) e I Reunião Ordinária do Segmento das Federais do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Representaram o IFRN os professores Avelino Lima Neto e Tito Matias, respectivamente pró-reitor de Pesquisa e Inovação e docente em cooperação com a Coordenação de Pós-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (COPPG/PROPI). 

Na pauta da reunião, estavam temas como pesquisa em rede e o papel de Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTIs). Também se discutiu a importância dos Laboratórios Multiusuários (LMU) e o modelo EMBRAPII para interação das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) e as empresas. 

“A reunião foi importante para vermos como o IFRN está alinhado às práticas desenvolvidas por outras ICTIs no Brasil”, afirmou o professor Avelino Lima Neto. A existência de regulamentação interna para os LMU e a recente aprovação do Centro de Referência em Tecnologia Mineral como Unidade EMBRAPII indica que o IFRN caminha em sintonia com outras instituições federais, acrescentou o pró-reitor. De modo geral, a temática da difusão científica e da emergência climática, em conexão com a importância da pesquisa na sociedade, dominou os questionamentos no evento. 

Outras pautas diziam respeito diretamente à pós-graduação, como a defasagem no valor das bolsas da pós-graduação e a migração de pesquisadores para outros países. “Esse cenário é importante para pensarmos a política de acompanhamento de egressos”, salientou o professor Tito Matias. 

O grupo participante do evento se reunirá no XXXVIII Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), a ser realizado em Aracaju/SE, de 16 a 18 de novembro de 2022.

Palavras-chave:
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas