IFRN participa da Feira RN cidades

Projetos da instituição foram expostos com o objetivo de estabelecer parcerias com municípios potiguares

Publicada por Habyner Lima em 13/05/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou da 2° RN cidades. A feira dos municípios potiguares visa fortalecer os alicerces políticos, administrativos, institucionais e de networking, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento e aprimoramento coletivo no estado. O evento foi realizado de 8 a 10 de maio, no centro de convenções de Natal, reunindo gestores de dezenas de municípios do Rio Grande do Norte, sendo um ambiente propício para a troca de experiências e compartilhamento de casos de sucesso.

No estande do IFRN foram expostos quatro projetos: o Arboriza Campus Natal-Central; o Escritório de projetos; o IF+empreendedor nacional: Marketing e criação de valor para a competitividade e o Núcleo de Extensão e Prática Profissional da Diretoria Acadêmica de Construção Civil (Neppcon).

IFRN participa da Feira RN cidades- Matéria - Corpo_3_Matéria - Corpo-01

Arboriza Campus Natal-Central

O projeto produz mudas no bosque do Campus Natal-Central que são adotadas por instituições e pessoas que querem contribuir para diminuir a degradação ambiental e a melhoria da arborização na capital potiguar. Um das voluntárias do projeto, a professora Luciana Medeiros afirma que a parceria com os municípios vai contribuir na arborização das cidades: “Realizar o plantio dessas mudas é muito importante para garantir o alcance de vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 30 da Organização das Nações Unidas (ONU)”. Ela ainda relata que durante o evento foram distribuídas mudas e passadas orientações para quem as pegava: “instruímos com relação ao tamanho das árvores, sobre o cuidado de preparação de solo, rega e também com o local onde pode ser realizado o plantio”.

Escritório de Projetos

A premissa do escritório de projetos do IFRN é captar recursos que beneficiem todos os Campi do IFRN, com isso é possível executar projetos desenvolvidos na instituição, dando suporte, fomento e estruturação para os campi. De acordo com a assessora do escritório Sheyla Lucena, participar do evento possibilita a troca de conhecimento e facilita contatos para que futuramente possamos estabelecer parcerias com prefeituras de todo estado: “ Podemos agregar aos municípios através de parcerias. Eles podem trazer suas demandas para o IFRN e através do nosso corpo docente, nós podemos propor soluções, propor projetos para atender as demandas dos municípios dentro de todo um escopo que nós temos de diversas áreas”.

IFRN participa da Feira RN cidades- Matéria - Corpo_2 (1)

IF+Empreendedor nacional: Marketing e criação de valor para a competitividade

André Saldanha, estudante do curso de superior em Gestão Pública do Campus Natal-Central, que participou do evento, comenta como o projeto que foi exposto pode beneficiar os municípios: ”Podemos agregar valor à gestão municipal estimulando a economia local, fortalecendo a identidade do município, reduzindo o desemprego, impulsionando o turismo e o comércio local, além de facilitar parcerias público-privadas para o desenvolvimento econômico”.

O projeto se concentra em abordar áreas de aprimoramento no marketing de empresas.. Sendo assim, o projeto tem como objetivo apoiar pequenos e microempreendedores que foram afetados pela crise e que necessitam de assistência para melhorar sua marca e sua presença no mercado, especialmente em termos de estratégias competitivas e empresariais de marketing.

IFRN participa da Feira RN cidades - Matéria - Corpo_1

Neppcon

O Núcleo de Extensão e Prática Profissional em Construção Civil tem como principal pilar disponibilizar serviços técnicos e na área de construção civil voltados à comunidade externa, com prioridade às famílias de baixa renda e instituições filantrópicas. Alguns dos serviços disponibilizados pelo projeto são a regularização fundiária; Levantamento arquitetônico; Projeto Arquitetônico e instalações elétricas e hidráulicas.

O projeto apresentou resultados de ações que já estão em desenvolvimento em alguns municípios do RN, durante o evento. O estudante David Cavalcante, é aluno do oitavo período do curso superior em Engenharia Civil, do Campus Natal-Central e relata a vivência prática do curso: “Participar do Neppcon possibilita algo muito importante para nós estudantes, pegar todo o conhecimento da sala de aula e colocar a mão na massa”.

RN Cidades