Diversidade

IFRN participa da Caravana Participativa do Plano Juventude Negra Viva

Evento aconteceu nos dias 12 e 13 de junho de 2023, na Escola do Governo do Rio Grande do Norte

Publicada por Ramon Soares em 15/06/2023 Atualizada há 1 ano

Nos dias 12 e 13 de junho de 2023, na Escola do Governo do Rio Grande do Norte, aconteceu a etapa do RN da Caravana Participativa do Plano Juventude Negra Viva. O evento é uma iniciativa do Ministério da Integridade Racial (MIR) e proporciona espaço para que a juventude negra fale sobre sua realidade e suas demandas.

O objetivo da discussão é proporcionar a participação ativa das jovens e dos jovens na formulação de propostas e políticas públicas que farão parte da composição do Plano Plurianual (PPA), que será lançado no mês de novembro de 2023.

Para operacionalizar a etapa no RN, o MIR estabeleceu parcerias com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e com o Governo do Estado. As instituições planejaram e organizaram a programação do evento, que recebeu mais de 200 inscrições. Ao longo dos dois dias, a juventude negra potiguar, através de suas entidades representativas, pôde dialogar sobre quais as demandas mais urgentes que impactam diretamente seu cotidiano.

Ao fim do evento, a equipe técnica do MIR produziu um documento com a compilação das proposições realizadas pelas pessoas presentes. O documento, então, será somado aos que serão produzidos nas demais etapas da Caravana e farão parte do PPA.

Pelo IFRN, estiveram presentes o professor Thulho Siqueira, que também participou da organização do evento, e cerca de 30 estudantes. Além disso, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Lima Neto, também participou da estruturação da atividade. A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também esteve presente.

A participação dos alunos e alunas foi articulada pela Rede de Grêmios do IFRN (Regif) e apoiada pelo Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (Neabi), que, em alguns campi, conseguiu a liberação de transporte e/ou diárias. A articulação proporcionou a participação de estudantes de diversas unidades do IFRN, garantindo maior diversidade e pluralidade de leituras.

Para o professor Thulho Siqueira, que integra o Neabi do Campus Natal - Zona Norte, a Caravana é um importante instrumento na mudança de políticas públicas direcionadas às pessoas negras: “É capaz de realizar uma espécie de Raio X das questões que envolvem a vida da população negra, em especial a juventude, e, com isso, contribuir para a mudança das políticas públicas, de forma a romper o ciclo da necropolítica, imposta cotidianamente a essa população, e avançar para a implementação e consolidação de um país realmente diverso e inclusivo”, contou.

A imagem de capa foi registrada por Sandro Menezes.

Juventude Negra Viva
Caravana Participativa