Parceria
IFRN participa da abertura do programa AFS Global STEM Academy 2025
Evento reuniu estudantes de várias nacionalidades
Publicada por Cecilia Melo em 14/07/2025 ― Atualizada em 14 de Julho de 2025 às 13:23
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu nesta segunda-feira (14/7) o evento de lançamento da edição 2025 do AFS Global STEM Academy. O evento ocorreu na reitoria do Instituto e reuniu o representantes da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint), dos campi Apodi, Natal-Central e Parnamirim, do Comitê Natal do AFS, da Presidência do AFS Brasil e também 36 estudantes internacionais de diversas nacionalidades e 36 brasileiros.
A iniciativa reúne jovens de mais de 18 países, e tem o intuito de promover a troca entre culturas e saberes, bem como enriquecer os conhecimentos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem) dos estudantes, por meio de atividades práticas e interativas.
Para a presidente da AFS Brasil, Maria Clara Almeida, a parceria da AFS Brasil com o IFRN é essencial para o projeto: “Esse programa acontece todos os anos aqui em Natal e em outros lugares do mundo, mas só seria possível graças a nossas parcerias, especialmente com o IFRN. Todos os anos nós começamos aqui no Instituto Federal, e é incrível como somos bem recebidos pelos servidores, pelos alunos e por toda a instituição”, comentou a presidente.

O programa
O programa conta com aprendizados online e presenciais. A parte virtual é concluída com a elaboração de projetos de impacto social liderados por estudantes e que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, incluindo os tópicos das alterações climáticas e da transição energética.
Já na parte prática, os intercambistas viajam para algum dos destinos-sede do programa - Brasil, China, Egito, Europa e Índia - onde podem conhecer iniciativas locais de inovação na área de sustentabilidade e outros temas. No caso do Brasil, o IFRN é uma das instituições que mantém parceria com a AFS, e por isso recebe parte das atividades. Nesta edição do programa, o instituto recebe um grupo de 36 intercambistas para uma agenda até o dia 31 de julho, em atividades que incluem palestras, aulas e minicursos com temáticas variadas.
Segundo o diretor em exercício da Dint, Bruno Rafael, é uma honra para a instituição receber estudantes tão diversos: “É uma honra para o IFRN receber esses alunos que vão aprender português. Eles vão fazer atividades, oficinas, aprender um pouquinho sobre a nossa cultura e passar por esse período tão importante aqui, que também dá visibilidade internacional ao trabalho feito aqui no IFRN”, informou.
Este ano, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) - o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), ONGs e empresas de tecnologia estão trabalhando junto ao Instituto na execução das atividades.
O reitor do Instituto, José Arnóbio, também esteve presente na cerimônia, e deu as boas-vindas aos intercambistas que estarão nos campi Apodi, Natal-Central e Parnamirim a partir de hoje: “Eles terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa cultura, um pouco mais do que é produzido no nosso instituto e também é uma forma dos nossos alunos interagirem com outras culturas”, disse.
- Palavras-chave:
- AFS Global STEM Academy Internacionalização Abertura Edição 2025