Tecnologia
IFRN participa da 4ª reunião ordinária da Coincitec
Atividade desenvolve os setores de Inovação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte
Publicada por Habyner Lima em 14/09/2023 ― Atualizada há 1 ano, 2 meses
A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (Coincitec) da Federação de Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) reuniu representantes do ecossistema de inovação do estado na 4ª reunião ordinária da Comissão. O encontro aconteceu, na manhã da terça-feira (12), no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). E foi conduzido pelo diretor de Inovação da Fiern e presidente da Coincitec, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, que destacou a iniciativa da comissão de realizar reuniões de forma itinerante, dentro das instituições que compõem a Comissão.
O diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, João Teixeira, foi responsável por apresentar as atividades do Instituto. “Temos mais de 40 mil alunos e cerca de 3 mil servidores distribuídos em 22 campi pelo estado, além de nove incubadoras de empresas e um polo de inovação, que podem contribuir bastante para o ecossistema do estado”, ressaltou. O gestor também apresentou o projeto do Centro Tecnológico e Cultural do IFRN (CTC), que deve ser implementado no Campus Natal-Cidade Alta. O projeto conta com um espaço artístico e cultural, com galeria de artes, museu, ateliê de artes plásticas, cine-teatro e estúdio de dança, além do Hub de Inovação, que terá incubadora de empresas, laboratório FabLab, salas empresariais, coworking e espaços administrativos e acadêmicos da instituição.
O projeto do CTC é um trabalho das pró-reitorias de planejamento e desenvolvimento institucional (Prodes), pró-reitoria de pesquisa e inovação (Propi), pró-reitoria de extensão (Proex), pró-reitoria de administração (Proad) e diretoria de gestão em tecnologia de informação (que visa implementar um centro de referência para o desenvolvimento de programas, planos e atividades que envolvem o desenvolvimento de tecnologias e atividades culturais.
No último mês de abril, a comissão promoveu uma visita técnica ao Campus para conhecer os espaços físicos do projeto que vai envolver todo o ecossistema de inovação do estado. “A proposta é criar um centro de referência para o desenvolvimento tecnológico e ações culturais. Com isso esperamos movimentar a economia local, fortalecer o ecossistema de inovação do RN, oportunizar a criação de startups e impulsionar o empreendedorismo inovador, além de fomentar a cultura no mesmo espaço”, explicou Teixeira.
Polos Embrapii IFRN
Os trabalhos realizados pelos polos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) no IFRN também foram abordados durante o encontro. O Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN Professor José Yvan Pereira Leite (CRTM/IFRN), localizado no município de Currais Novos, é uma unidade credenciada para atuar na área de Tecnologias em Mineração, com foco nas áreas de Exploração Mineral especializada em Minerais Portadores do Futuro e Soluções Tecnológicas Inovadoras em Geometalurgia.
“O centro tem objetivo de desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para empresas do setor mineral e correlatos, além da prestação de serviços para esse setor. Para isso, lançamos mão da reconhecida experiência no desenvolvimento de projetos”, afirmou Rafael Passos, coordenador de Processos e Projetos do Polo de Inovação, responsável por apresentar a atuação do centro.
- Palavras-chave:
- Tecnologia inovação coincitec ciência