Implantação
IFRN oficializa início das obras de ampliação do Campus Umarizal
Solenidade reuniu autoridades e comunidade local para assinatura da Ordem de Serviço em terreno cedido pela prefeitura
Publicada por Jose Nascimento em 16/07/2025 ― Atualizada em 16 de Julho de 2025 às 13:49
Na manhã da quarta-feira, 16 de julho, o município de Umarizal celebrou um marco histórico para a educação da região: a assinatura da Ordem de Serviço para a construção e ampliação do Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A cerimônia, realizada no local onde as obras serão executadas, contou com a presença do reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho; do prefeito do município, Raimundo Nonato Dias Pinheiro; da diretora-geral do campus, Nadja Maria de Lima Costa; além de pró-reitores, vereadores e secretários do município e de Olho D’Água dos Borges, do diretor da 14ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc) do Rio Grande do Norte, Leopoldo Nunes, estudantes e professores das escolas municipais e estaduais de Umarizal, servidores e comunidade local.

Esforços conjuntos
O prefeito Raimundo Nonato reforçou o papel do poder público na viabilização da nova unidade do IFRN: “Esse momento é resultado de um esforço conjunto entre o município, o Governo do Estado e o Governo Federal. A prefeitura de Umarizal continuará buscando recursos para garantir não só a continuidade, mas também a ampliação desse projeto que é transformador para nossa juventude”, disse.
Além de ceder o terreno de 10 hectares para a implantação do campus, a gestão municipal tem se articulado para contribuir com as etapas seguintes da execução da obra.

Apoio à permanência
Em seguida, o reitor do IFRN, José Arnóbio, destacou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal de Umarizal para a consolidação do projeto: “Recebemos total apoio da prefeitura para que este projeto pudesse caminhar e se consolidar. Hoje, já temos estudantes do Partiu IF em sala de aula. Essa estrutura vai permitir que esses jovens não precisem mais sair da cidade para continuar estudando. É isso que celebramos aqui: oportunidade e permanência.”
A obra envolve a construção de salas de aula, laboratórios, refeitório, biblioteca, quadras esportivas, setor de saúde, entre outros equipamentos que vão compor a estrutura física do campus.
Proposta curricular
Em sua fala, a diretora-geral do Campus Umarizal, Nadja Costa, destacou que o projeto arquitetônico está diretamente ligado à proposta curricular construída em diálogo com a população: “Cada parede que será erguida ou derrubada neste prédio tem fundamento no currículo que aqui será desenvolvido. Os laboratórios de informática, o refeitório que será o laboratório de Gastronomia, a biblioteca, o setor de saúde, o parque poliesportivo — tudo está conectado com a formação dos nossos estudantes”, afirmou.
Nadja lembrou ainda que os cursos que serão ofertados nas áreas de Administração, Informática e Gastronomia têm como base a formação humana integral, com foco em ciência, cultura, cidadania, inclusão e equidade social.
“O IFRN é uma instituição comprometida com a transformação social por meio da educação pública, gratuita, laica e de qualidade social. E como bem nos ensina Paulo Freire, ‘Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’”, concluiu.
- Palavras-chave:
- IFRN Umarizal Implantação Ampliação