Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

equipamentos culturais

IFRN oferta vagas para bolsistas de pós-doutorado

Pesquisadores atuarão nos equipamentos culturais do Campus Natal-Cidade Alta

Publicada em 31/03/2022 Atualizada há 1 ano

Inscrições até 2/5/22

No dia 31 de março de 2022, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) lançou o Edital nº 1/2022 - PPGEP/Propi/Prodes-RE/IFRN. A chamada selecionará dois bolsistas de pós-doutorado que desenvolverão pesquisas aplicadas nos equipamentos culturais do Campus Natal-Cidade Alta. Os pesquisadores serão supervisionados por docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), situado no Campus Natal-Central.

O Edital é fruto da colaboração entre o PPGEP e as Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (Propi) e Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes). O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Lima Neto, salienta que a chamada se vincula a objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026: “A iniciativa visa, ao mesmo tempo, consolidar a pós-graduação e fortalecer núcleos e centros de pesquisa”, disse. Para a professora Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, esta chamada retoma a experiência similar em curso no Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN), com base na justificativa de que “Articular pós-graduação e pesquisa é não somente viável, como necessário para a otimização de recursos públicos em vistas da materialização do nosso PDI”.

Cronograma do processo seletivo

Atividade

Data ou Prazo

Local

Publicação do Edital de Seleção

31/03/2022

http://portal.ifrn.edu.br/ppgep

Inscrições por e-mail

31/03 a 02/05/2022

selecao.ppgep@ifrn.edu.br

Homologação das inscrições

Até 06/05/2022

http://portal.ifrn.edu.br/ppgep

Publicação do resultado

Até 13/05/2022

http://portal.ifrn.edu.br/ppgep

Recursos

16/05/2022

selecao.ppgep@ifrn.edu.br

Resultado

19/05/2022

http://portal.ifrn.edu.br/ppgep

Investigações em Artes e em Cultura 

O prédio da Avenida Rio Branco onde hoje funciona um dos prédios do Campus Natal-Cidade Alta data do início do século XX. Cedido à instituição de Educação Profissional (EP) na gestão do governador Alberto Maranhão, em 1913, o edifício abrigou a Escola de Aprendizes Artífices, o Liceu Industrial e a Escola Industrial de Natal. Sobre a importância desta chamada, a professora Ana Lúcia Sarmento Henrique, coordenadora do PPGEP, lembra que essa iniciativa materializa um dos princípios formativos basilares do Programa, qual seja, o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura como dimensões indissociáveis da formação humana.

Os bolsistas de pós-doutorado poderão desenvolver pesquisas nos seguintes equipamentos: Cinemateca Potiguar, Memorial do IFRN, Galeria de Arte, Sala de Dança e Museu do Brinquedo. “Realizar pesquisas aplicadas em um prédio que marca a história da EP potiguar mostra à sociedade a importância desse espaço na construção da memória e na preservação da cultura”, afirmou Francinaide Nascimento, docente da Linha História, Historiografia e Memória da Educação Profissional no PPGEP.

Acesse

Edital nº 1/2022 - PPGEP/Propi/Prodes-RE/IFRN

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas