Parceria internacional

IFRN oferta curso em parceria com a Universidade Católica de Moçambique

“Bases Metodológicas da Investigação Científica Mediante Análise de Dados” tem cerca de 200 inscritos brasileiros e moçambicanos

Publicada em 08/07/2021 Atualizada há 1 ano

Diálogos sobre a parceria entre as instituições iniciou em maio deste ano.

No dia 21 de maio de 2021, o Instituo Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou uma reunião com a Universidade Católica de Moçambique (UCM) para discutir parcerias. Na ocasião, representantes da instituição moçambicana apresentaram a proposta de realizar uma atividade conjunta de Ensino, a fim de atender demandas relativas à formação de seus docentes e de estudantes de pós-graduação, referente a metodologias de Pesquisa.

Em conjunto à Assessoria de Extensão e de Relações Internacionais, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex), a Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (COPPG/Propi) articulou-se à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN), para materializar a proposta. Para o coordenador do PPgUSRN, professor Jean Tavares, essa “será uma excelente oportunidade para fortalecer a internacionalização do Programa, levando nossa expertise aos moçambicanos e adquirindo, com eles, conhecimento sobre sua cultura e práticas de Pesquisa”.

O coordenador ainda ressaltou os desafios para organizar esse primeiro curso, como as questões operacionais do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no que concerne a estudantes estrangeiros, mas reforçou que a recompensa será a estruturação do IFRN para replicar ações como essa com outras instituições parceiras.

Quem corrobora com a importância da ação é o professor visitante no Campus Natal-Central, Julio Navoni, docente credenciado ao PPgUSRN e um dos responsáveis pelo curso: “A oferta irá fomentar o pensamento científico através do raciocínio lógico, unificando aspectos metodológicos e estatísticos”. Na oportunidade, a coordenadora das ações de Pós-Graduação, da Propi, (COPPG/Propi), professora Francinaide Nascimento, declarou: “Aproveitaremos o uso das tecnologias digitais para promover a internacionalização do PPgUSRN por meio da mobilidade virtual de docentes e discentes estrangeiros”.

Curso “Bases Metodológicas da Investigação Científica Mediante Análise de Dados”

O curso “Bases Metodológicas da Investigação Científica Mediante Análise de Dados”será ministrado às quintas-feiras, das 9h30 às 12h (no Brasil) e das 14h30 às 17h (em Moçambique). As aulas iniciam no dia 15 de julho e vão até 21 de outubro deste ano. Aproximadamente, 200 inscritos, entre discentes e docentes moçambicanos, participarão.

extensao