IFRN fica entre as melhores escolas do RN no ENEM 2012

Câmpus Mossoró ficou em terceiro lugar entre as escolas divulgadas pelo INEP

Publicada em 26/11/2013 Atualizada há 1 ano

O Campus Mossoró do IFRN obteve o terceiro melhor desempenho do Rio Grande do Norte no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), edição 2012. O Campus apresentou uma média de 619,1. O primeiro e segundo lugares foram ocupados por escolas privadas do estado. As notas conseguidas pelas escolas, de acordo com as áreas do conhecimento, foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Além do Câmpus Mossoró, o Câmpus Currais Novos, com uma média de 592,88, e o Câmpus Natal-Zona Norte, com 584,2, ficaram entre as 13 melhores escolas do estado, ocupando o 10º o 13º lugar, respectivamente.

De acordo com informações dos técnicos do INEP, os  demais campi do IFRN não aparecem na lista porque para isso seriam necessários que  mais de 50% dos alunos matriculados no último ano do ensino médio da escola tivessem feito o ENEM 2012, além de o colégio ter registrado mais de 10 estudantes inscritos no Exame.

O professor Hélio Henrique, diretor acadêmico do Campus Mossoró, ressalta que esse resultado é fruto de um conjunto de elementos que contribuem para a formação do aluno, como um corpo docente qualificado (maioria possui pelo menos mestrado), a infraestrutura dos laboratórios e biblioteca, e também todo o esforço dos servidores, desde os professores, pedagogos, técnicos administrativos, equipe terceirizada e chegando à direção-geral e equipe gestora que estão empenhados ao máximo para obter resultados como este. Segundo Hélio, “ esse é um coroamento de um trabalho de toda a equipe”.

O cálculo das médias gerais das escolas foi feito pelo Portal UOL, que considerou a soma das notas das quatro provas objetivas realizadas no ENEM divididas por quatro. Os números podem ser conferidos no Portal, sendo possível filtrar por estado e pelo nome da escola.

De acordo com informações do Portal EBC, os alunos das escolas públicas federais conseguiram a maior média no ENEM de 2012 (dados do Ministério da Educação). A rede obteve média de 584,23 pontos em uma escala que vai até 1 mil. As escolas privadas aparecem em seguida com 577,39 pontos.