Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Comunicação Institucional

IFRN lidera ranking nacional de interações nas redes sociais entre Institutos Federais

Resultado evidencia impacto do trabalho desenvolvido pela Comunicação Institucional do Instituto

Publicada por Mirelly Sampaio em 12/09/2025 Atualizada em 12 de Setembro de 2025 às 17:17

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou o 1º lugar no ranking nacional de interações nas redes sociais entre os Institutos Federais, no primeiro semestre de 2025. O levantamento foi realizado pela Social MedIA Gov, empresa especializada em benchmarking como ferramenta de inteligência em comunicação para o setor público.

IFRN lidera ranking nacional de interações nas redes sociais entre Institutos Federais. Fonte: Social MedIA Gov
IFRN lidera ranking nacional de interações nas redes sociais entre Institutos Federais. Fonte: Social MedIA Gov

O levantamento aponta que o IFRN alcançou 260 mil interações, seguido pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), com 190 mil, e pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), com 165 mil. O resultado evidencia o impacto do trabalho desenvolvido pela Comunicação Institucional do instituto, que tem utilizado as mídias sociais como espaço de aproximação com a sociedade.

Segundo a diretora de Comunicação Institucional do IFRN (Dici), Maria Clara Bezerra: “O resultado mostra a grande relevância do serviço prestado pela Comunicação Institucional do IFRN na utilização das mídias sociais. Fala ainda da qualidade das ofertas de ensino, pesquisa e extensão, do interesse efetivo da sociedade com o engajamento e as interações e da excelência do trabalho realizado pela equipe de Promoção Institucional no gerenciamento da página”, frisou a gestora.

O sucesso por trás dos números está na Coordenação de Promoção Institucional e Estratégias Digitais, responsável pela gestão das redes sociais do Instituto e que atua em conjunto com os demais núcleos da Comunicação Institucional do IFRN. A coordenação atua com objetivo de consolidar a imagem da instituição por meio da construção de relacionamentos com seus públicos-alvo.

Segundo Patrícia Mesquita, responsável pela coordenação: “O objetivo central do nosso trabalho é oportunizar transformações reais na vida das pessoas, permitindo que usufruam das oportunidades de formação oferecidas pela instituição. Isso não significa, porém, que os números não tenham importância: eles funcionam como indicadores de que estamos ampliando a visibilidade do trabalho de qualidade desenvolvido pela comunidade acadêmica do IFRN”, destacou.

"Os números alcançados nos impulsionam a seguir inovando e fortalecendo cada vez mais nossa presença digital", comenta Patrícia Mesquita
"Os números alcançados nos impulsionam a seguir inovando e fortalecendo cada vez mais nossa presença digital", comenta Patrícia Mesquita

Patrícia acrescenta ainda que a equipe busca constantemente construir uma conexão genuína com o público, cuidando da adequação dos canais e dos conteúdos produzidos, e que os próximos passos incluem investimentos em conteúdos específicos para plataformas como o TikTok, além de estudos para implementação de novos canais digitais de comunicação.

Conteúdos que engajam

Entre os conteúdos que mais se destacaram no primeiro semestre de 2025 estão as campanhas institucionais para o curso de Formação Inicial e Continuada (ProItec), o Exame de Seleção e a cobertura dos Jogos Intercampi do IFRN, sediados no Campus Mossoró, além dos filmes institucionais produzidos pela instituição.

Luciano Vagno, membro da Coordenação de Promoção Institucional e Estratégias Digitais, comenta que a equipe está sempre atenta às tendências de produção de conteúdo: “A gente pensa: será que essa trend ou esse meme faz sentido para o nosso conteúdo? De que forma podemos utilizar essas ferramentas para falar sobre as ações do IFRN? Afinal, estamos falando por uma gigante instituição de ensino. Se enxergarmos que o sinal está verde, seguimos com a ideia, adaptando o DNA do conteúdo à nossa narrativa e ao nosso objetivo. Além disso, fazemos tudo com estratégia, com planos de divulgação, com organização”, destacou.

Luciano, (à esquerda da imagem), reforça que todo o trabalho feito é pautado em estratégia, planos de divulgação e organização.
Luciano, (à esquerda da imagem), reforça que todo o trabalho feito é pautado em estratégia, planos de divulgação e organização.

Palavras-chave:
Comunicação Institucional Redes Sociais Núcleo de Fortalecimento Institucional Engajamento