Filme Institucional

IFRN lança filme institucional no dia do aniversário dos 15 anos dos Institutos Federais

O filme tem o objetivo de mostrar a realidade construída na Instituição

Publicada por Giovanna Alves em 28/12/2023 Atualizada há 6 meses

No dia da celebração pelos 15 anos dos Institutos Federais, o IFRN lança o seu filme institucional 2023. A data marca a criação dos Institutos através da Lei 11.892. O trabalho é uma produção da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce), com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico do IFRN (Funcern).

Narrativa visual que cativa e inspira

Com o conceito "IFRN: uma jornada para o seu futuro", a assessora de Comunicação, Clara Bezerra, que dirigiu a equipe de criação e produção, explica que o filme tem o objetivo de mostrar a realidade construída na Instituição, através do trabalho da educação pública, como um futuro já presente e possível. Partindo dessa ideia, mostra a Instituição como promotora de outros futuros e realidades possíveis a partir do que é feito a cada dia e na integração entre pessoas e entre ensino, pesquisa e extensão.

O diretor de imagens do filme institucional do IFRN, Justino Neto, afirma que o objetivo da direção de imagens foi promover uma narrativa visual que cativa e inspira. Ele também diz que as imagens transcendem o simples olhar, capturando a essência do conhecimento em cada cena “Minha busca foi harmonizar luz, sombra e composição transformando salas de aula e corredores escolares em cenários repletos de significados, onde cada detalhe é um convite à reflexão e ao aprendizado”, conta.

Já o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, conta que o filme institucional mostra um pouco da realidade idealizada com cuidado, construída com determinação e vivenciada todos os dias na instituição. Ele também conta como esse trabalho de excelência é feito graças a colaboração de muitas pessoas. “Nos últimos 15 anos, com a criação dos institutos federais, se consolidaram muitas ações no campo da pesquisa, do ensino, da extensão e da internacionalização, que só são realizadas de forma tão satisfatória todos os dias graças a contribuição dos gestores, professores, servidores técnicos administrativos, pelos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados e alunos que se envolvem em cada projetos”, expõe.

Conhecendo os Campi

Após esse primeiro lançamento, em 2024 serão lançados os filmes de cada um dos 22 Campi, formando uma série de lançamentos. O filme traz imagens do Instituto, como também de estudantes e de servidores de todas as unidades, buscando mostrar através da linguagem audiovisual a integração entre as ações de ensino, pesquisa e extensão para a oferta da educação pública, gratuita e de qualidade em todo o estado do Rio Grande do Norte.

É uma atualização também do último filme, lançado em 2018, que optou por uma linguagem documental.

"Os filmes têm a capacidade de contar histórias longas e impactantes de forma resumida. O filme institucional 2023 do IFRN conta um pouco do muito que é realizado na Instituição. A canção escolhida como base, composta pela servidora Elizangela Garcia, busca traduzir as sensações de quem vive ou pode vivenciar as experiências oportunizadas pelo Instituto", explica Clara. Ela adianta que, nos filmes dos campi, a escolha será por focar em algumas histórias para representar as ações desenvolvidas nas 22 unidades da Instituição.

Assista:

Filme Institucional