Homenagem ao patrono da educação brasileira

IFRN lança Cátedra Paulo Freire RN

Iniciativa é uma ação interinstitucional, fruto de parceria entre o Instituto, outras instituições de ensino do RN e movimentos sociais

Publicada em 23/09/2021 Atualizada há 12 meses

Lançamento será às 15h de 28 de setembro, no canal do PPGEP no YouTube

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, na próxima terça-feira, dia 28 de setembro, a solenidade de abertura da Cátedra Paulo Freire RN. A ação tem por objetivo contribuir para difundir os estudos freireanos e o seu impacto na educação brasileira, fomentando ações que articulem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O lançamento será realizado virtualmente, às 15h, no canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN).

A Cátedra Paulo Freire RN é uma ação interinstitucional, fruto de parceria entre o IFRN e outras instituições de ensino do estado, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (Ifesp), além de movimentos sociais e entusiastas da metodologia do Patrono da Educação Brasileira. Se vivo, Paulo Freire faria 100 anos em 2021.

A coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do projeto é Maria Aparecida da Silva Fernandes, professora do Campus Parnamirim do IFRN. Ela ressalta a importância de Paulo Freire para a garantia de direitos fundamentais: “Ele dedicou a sua vida para que todos tivessem direito à educação, acesso à leitura, à escrita e à cultura”.

Em 1963, no município de Angicos/RN, o educador promoveu a experiência histórica e pioneira de alfabetizar 300 adultos em 40 horas, que ficou conhecida como as “Quarenta Horas de Angicos”. A professora Maria Aparecida ressalta a importância de homenagear esse feito: “No Rio Grande do Norte, que é um estado tão simbólico quanto a história de Paulo Freire, de seu legado e de sua memória, ainda não havia uma cátedra, então nós, no IFRN, começamos [a elaborar a Cátedra]”.

Evento de lançamento

Além da solenidade de abertura, que contará com a presença do reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho, e de representantes das demais instituições envolvidas no lançamento, o evento será marcado pelo “Diálogo Freireano: o legado de Paulo Freire para a Educação”, com a presença da professora Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do professor Marcos Guerra, da UFRN.

Movimento Pró-Cátedra Paulo Freire RN

Os diálogos sobre a criação de uma cátedra em homenagem a Paulo Freire no estado do Rio Grande do Norte vêm ocorrendo desde o ano de 2017, quando uma turma do Curso Superior de Licenciatura em Formação Pedagógica para a Educação Básica, Profissional e Tecnológica do Campus Parnamirim do IFRN realizou uma aula de campo na cidade de Recife.

Na ocasião, a professora Targélia de Souza Albuquerque, que conviveu e trabalhou ao lado de Paulo Freire, ministrou uma aula sobre a vida e a obra do professor e mestre pernambucano. Dois anos depois, as professoras do IFRN Francy Izanny de Brito Barbosa Martins e Rejane Bezerra Barros, em conversa com a professora Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFPE, expressaram o desejo da criação de uma cátedra no RN. Além de comemorar a iniciativa, a professora Eliete Santiago se dispôs a colaborar com a ação.

Dessa forma, foi criado, em 2021, o “Movimento Pró-Cátedra Paulo Freire RN”, composto por representantes das quatro instituições responsáveis pela elaboração da cátedra. Colaboram, ainda, grupos de Pesquisa e Extensão, como o Núcleo de Pesquisa em Educação (Nuped), do IFRN; o Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (Gepem) e o EJA em Movimento da UFRN; o Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular (Lefreire) da Uern; o Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em EJA (PraEJA) da Ufersa; e o Grupo de Estudos em Educação, Etnia e Economia Solidária (GEPeeeS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Canal do YouTube PPGEP/IFRN

extensao