IFRN integra plano de vacinação dos profissionais da educação

Cerimônia de sanção do Programa Emergencial de Vacinação contra a Covid-19 para os Profissionais da Educação aconteceu nesta quarta-feira (02)

Publicada em 02/06/2021 Atualizada há 1 ano

Início da vacinação acontecerá a partir da próxima remessa de doses

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo Filho, participou na tarde desta quarta-feira (02), da cerimônia virtual de sanção do Programa Emergencial de Vacinação contra a Covid-19 para os Profissionais da Educação da Rede Pública e Privada. O documento inclui os trabalhadores do ensino superior e foi assinado pelo vice-governador do Estado, Antenor Roberto.
O reitor do IFRN ressaltou a importância e a necessidade da vacinação de professores e demais profissionais da educação: "Esse importante passo que hoje está sendo dado para a educação como um todo no estado do Rio Grande do Norte é fundamental para que a gente possa, em breve, voltar às atividades de forma presencial. Entendemos que as ferramentas tecnológicas são importantes nesse momento, mais destacamos que o processo de ensino-aprendizagem também se dá pela aproximação das pessoas. Aproximação e possibilidade de vivências de outras ações dentro das Universidades, Institutos Federais, Escolas Públicas e Privadas são fundamentais para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem", explicou.

Lei sancionada

O deputado estadual Francisco Medeiros foi o autor da proposta de lei sancionada, que inclui os profissionais da educação na primeira fase do plano emergencial de imunização. Nessa perspectiva, o parlamentar explicou que a proposição ocorreu para garantir condições de biossegurança para o retorno presencial. "Não há como se falar em retorno às aulas presencial de forma segura sem que pudéssemos ter dado um passo tão grande como o da garantia da imunização, porque isso é fundamentalmente a garantia do respeito à vida", destacou.
Segundo o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, a vacinação da educação sempre esteve no centro das preocupações da gestão estadual. Nessa perspectiva, o governo manteve diálogo constante com o Ministério da Saúde para sensibilizar sobre a relevância da inclusão dos trabalhadores da educação na vacinação.
O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN decidiu, no dia 18 de maio, pelo envio de ofício ao Governo do RN solicitando a inclusão da comunidade universitária no calendário de vacinação contra a covid-19. Os profissionais da educação foram incluídos no grupo prioritário do plano de imunização no dia 27 de maio.
No Rio Grande do Norte, o início da vacinação acontecerá a partir da próxima remessa de doses, seguindo a seguinte ordem de prioridade: creche; pré-escola; ensino fundamental; ensino médio; educação de jovens e adultos; e ensino superior.

extensao
pesquisa