Internacionalização

IFRN integra delegação brasileira em semana de atividades no Canadá

Conferência Anual da ‘Colleges and Institutes Canada’ recebe reitores de nove estados do Brasil

Publicada em 03/05/2017 Atualizada há 1 ano

Visita técnica e Conferência CICan marcam viagem ao Canadá

O reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Wyllys Farkatt Tabosa, embarcou no último dia 27 para o Canadá, representando a instituição na edição 2017 da Conferência Anual de Colleges and Institutes Canada (CICan, na sigla em inglês), realizada entre 30 de abril e 2 de maio, em Ottawa, capital do país. Junto a Wyllys, outros oito reitores de IF’s integraram a comitiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que, até o dia 4, fica no Canadá, em visita técnica aos colleges do país.

CICan

Com mais de oito mil programas, trabalhando com a indústria e setores sociais para treinar 1,5 milhão de alunos de todas as idades e origens em campi servindo mais de três mil comunidades urbanas e rurais no Canadá, a CICan é a voz das instituições apoiadas pelo governo canadense. Ao chegar aos 150 anos, a rede de faculdades e institutos mostrará, na Conferência "Celebração", sua contribuição para a transformação social em ações que abrangem diversidade e inclusão.

Para o professor Wyllys, a participação na conferência proporciona oportunidades para o trabalho em rede e interação com empresas, indústria e governo canadense: “as atividades, as reuniões de networking, as discussões e workshops só acrescentam conteúdos e perspectivas de novas e boas parcerias, reforçando a orientação do IFRN para a internacionalização de sua força institucional. Outro mote a ser visto aqui é a construção de parcerias que possibilitem, inclusive, ações de intercâmbio e de mobilidade de saberes”, disse.

Com abordagens na área de Liderança e Governança, Ensino, Aprendizagem e Sucesso Estudantil, Empreendedorismo e Inovação, Educação indígena, entre outros, o evento ainda incluiu a temática Internacional, com apresentações sobre formas e meios de aumentar a internacionalização de estudantes, sobre desenvolvimento internacional como parte da uma responsabilidade social corporativa de órgãos de ensino e, ainda, sobre experiências recentes da CICan em recrutamento internacional.

Cristina Navarro, brasileira que trabalha no CICan, destacou a importância da visita dos IF’s: “é uma ótima oportunidade de fortificar a relação entre os países e entre os órgãos de ensino daqui e do Brasil; é momento de fortalecer parcerias antigas e construir novas frentes de internacionalização de forma bem eficaz”.

Com o fim da conferência, a comitiva segue viagem pelo Canadá, em visitas técnicas a instituições como o La Cité e o Algonquin College, voltadas às artes aplicadas e à tecnologia.

Conif

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Desenvolvendo estudos e projetos, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros, o Conif incentiva o intercâmbio de informações e experiências na Rede Federal e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão junto às 41 instituições congregadas, entre IF’s, Cefets e o Colégio Pedro II, totalizando mais de 600 unidades em todo o Brasil.

extensao
pesquisa