Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Pau dos Ferros

IFRN instala estação meteorológica em Pau dos Ferros

Além de emitir informações atualizadas diariamente, equipamento apresenta utilidade para estudos e pesquisas

Publicada em 11/01/2022 Atualizada há 1 ano

Estação conta com equipamento externo, localizado na praça, e interno, através de painel exposto na recepção.

Período chuvoso é uma dádiva para o sertanejo. Muitos vibram com os volumes de chuvas que abastecem reservatórios no Semiárido da região, não somente através do que se observa e sente, como também através da análise de dados dos índices pluviométricos das precipitações. Os dados são comumente obtidos através de uma estação meteorológica, equipamento recém-adquirido pelo Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
A estação é composta por duas partes/equipamentos: A primeira dela está localizada em uma das extremidades da praça do Campus, sendo constituída de um aparato que aglomera sensor de temperatura, umidade, além de  pluviômetro; Já o painel digital, que exibe os dados coletados pela estação, está disponível na recepção, no armário de troféus com vista transparente.
Segundo Alriberto Germano, coordenador de laboratórios, a estação traz dados como: temperatura interna e externa; previsão de tempo; pressão atmosférica; velocidade e direção do vento; e pluviometria. “Aqui no Campus, configuramos a visualização da pluviometria das últimas 24 horas”, relatou Alriberto.

Utilidade acadêmico-científica

Além da utilidade dos dados, o equipamento apresenta-se como subsídio para estudos e pesquisas, já que a estação compila e exibe dados e diversas variáveis da atmosfera local.
Instalada no final de 2021, a estação funciona ininterruptamente e está sob comando da Coordenação de Laboratórios (Colab/IFRN). 

Informações e dúvidas podem ser tratadas através do e-mail: colab.pf@ifrn.edu.br . Ao final de cada mês, a Colab coletará dados para geração de relatórios.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas