PDI

IFRN inicia revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026

Revisão busca atualizar o documento, principal orientação para o planejamento institucional

Publicada em 01/04/2022 Atualizada há 7 meses, 2 semanas

A revisão é por comissões específicas, responsáveis por analisar o andamento do PDI.

Descrito como “um instrumento estratégico de atuação do IFRN que é utilizado como base para a construção dos planos anuais em todas as suas unidades”, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2026) passará por sua primeira revisão. O documento é fruto de uma colaboração entre comissões locais temáticas compostas por estudantes, docentes, técnicos-administrativos, diretores-gerais, gestores e um representante da sociedade civil, a fim de buscar envolver as partes integrantes da instituição e sociedade.

Atuando como uma bússola que direciona o planejamento estratégico do IFRN pelos próximos anos, a ideia central do PDI, segundo a organização, é “prover formação humana, científica e profissional aos discentes visando ao desenvolvimento socioeconômico e cultural do Rio Grande do Norte”. A construção do documento consiste na apresentação de novas estratégias para concretizar a missão institucional, servindo como uma ferramenta que permite que todas as ações sistêmicas dos servidores e estudantes como um todo, tracem uma jornada de planejamentos pelos próximos anos.

Plano de Revisão

A revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) acontece em paralelo à sua execução. A ação possibilita adequações quantitativas nos objetivos traçados pelo Plano, visando aprimorar os resultados que serão atingidos ao final do PDI. A qualidade e o conteúdo não serão modificados.

É importante observar que o projeto para revisar o Plano não contempla alterações em sua estrutura. As ideias e os objetivos que já foram traçados e pensados permanecem os mesmos, havendo adequações apenas dos números preestabelecidos. “A qualidade não vai mudar, apenas a quantidade: entender o objetivo estratégico é fundamental para a gente tentar achar números que traduzem aquilo”, explicou o membro da Comissão Central, Robercy Lopes.

A revisão é realizada por comissões específicas, responsáveis por analisar o andamento do PDI em determinados eixos do Instituto. Eixo Acadêmico e de Inovação, Eixo de Gestão e Estrutura e o Eixo de Orçamento. Os profissionais que estão responsáveis por cada Eixo são, respectivamente: Tarcimária Rocha (Pró-Reitoria de Ensino - Proen/IFRN), Lorena Cassiano (Diretoria de Gestão de Pessoas - DIGPE/IFRN) e Roberto Gomes (Pró-Reitoria de Administração - Proad/IFRN). Além disso, também há uma coordenação responsável por guiar as atividades realizadas, que é representada por José Everaldo (Proen/IFRN).

Previamente, em datas estabelecidas no cronograma da revisão, os responsáveis por cada Eixo receberam um treinamento inicial para orientar suas ações. “a revisão começou a partir do final do ano passado. Na verdade, o cronograma é o seguinte: a gente tem até outubro deste ano para fazer a revisão do Plano e dos indicadores”, comentou o servidor. Robercy acrescentou, ainda que a revisão entrará em vigência após aprovação do Conselho Superior (Consup), prevista para janeiro de 2023.

A metodologia BSC

O PDI funciona como um roteiro planejado para que o órgão, empresa ou instituição saia de onde está agora e chegue onde gostaria de estar. Para que todos os campi possam estar alinhados em uma única visão, o IFRN adotou uma metodologia que tem como base o Balanced Scorecard, também conhecido pela sigla BSC e traduzido para o português como “Indicadores Balanceados de Desempenho''. Comumente utilizada na iniciativa privada, o BSC auxilia no impulso e no sucesso nos negócios. Ao ser adaptado para o serviço público, o método possibilita que os planejamentos específicos de cada Campus integrem o planejamento geral da instituição.

Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026

servidores