Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Desenvolvimento

IFRN inicia reuniões com comissões de novos cursos de mestrado

O encontro também garantiu o agendamento do II Fórum de Planejamento de Propostas de Cursos Novos

Publicada em 25/06/2021 Atualizada há 1 ano

O tema do próximo encontro será cenário atual da Pós-Graduação

No dia 24 de junho, o IFRN iniciou reuniões com as comissões responsáveis pela apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN) em nível de pós-graduação stricto sensu. O primeiro encontro aconteceu com a equipe propositora da adesão do IFRN ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMAT), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Pela gestão sistêmica, participaram Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN); Francinaide Nascimento, coordenadora de Pós-Graduação (Coppg/Propi/IFRN); e Samuel Lima, assessor de Extensão e de Relações Internacionais na Pró-Reitoria de Extensão (Aseri//Proex/IFRN). Pela comissão da proposta, presidida pelo professor Otto Augusto de Morais Costa, estiveram presentes Francisco Batista de Medeiros, Rainelly Cunha de Medeiros e Ulisséia Ávila Pereira. O Campus Natal-Central será a sede da possível oferta.

A gestão sistêmica organizou duas modalidades de acompanhamento dos APCN: nos fóruns, de periodicidade bimensal, as questões comuns a qualquer proposta são trazidas à tona, em diálogo com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026 (PDI); nos encontros com as comissões locais, elementos específicos são esmiuçados. “Nas reuniões, recebemos as principais informações, tais como o perfil do corpo docente, a produção científica e a infraestrutura, com vistas a suprir as lacunas e desenvolver as potencialidades da proposta”, afirma Francinaide Nascimento. “Dado o histórico da pós-graduação brasileira e a valorização da internacionalização no âmbito desta oferta, temos atuado junto às outras pró-reitorias e diretorias sistêmicas no sentido de fornecer possibilidades de parcerias internacionais às comissões”, disse Samuel Lima.

 II Fórum de Planejamento de Propostas de Cursos Novos

O II Fórum acontecerá no dia 29 de junho, a partir das 13h. Desta vez, o tema de discussão será O PDI, o cenário atual da Pós-Graduação stricto sensu no IFRN e as propostas de cursos novos. Para Avelino de Lima Neto, “as comissões locais precisam ter em vista a consonância entre a proposição, o PDI e os critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a fim de podermos chegar coletivamente às melhores decisões”.

O I Fórum foi realizado no dia 14 de abril. Nele, dois tópicos foram tratados: a verticalização das especializações para os mestrados e a experiência de criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Até o mês de setembro, a gestão sistêmica possui agenda de acompanhamento de outras sete comissões locais

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas