Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

pós-graduação

IFRN inicia processo de reconhecimento de diplomas

A oferta inicial, com uma vaga, é para Mestrado Acadêmico na área de Educação

Publicada em 15/06/2022 Atualizada há 1 ano

Política da pós-graduação tem sido amplamente discutida no IFRN

O IFRN iniciou, na quarta-feira, 15 de junho, o processo de reconhecimento de diplomas. A oferta inicial, com uma vaga, é para Mestrado Acadêmico na área de Educação.

O trâmite é amparado pela Resolução nº 58/2022, do Conselho Superior (Consup) do Instituto, que versa sobre a regulamentação dos processos de reconhecimento de diplomas de Pós-Graduação stricto sensu de cursos realizados no exterior. Além disso, a Resolução nº 59/2022/Consup, trata sobre a cobrança de taxas para prestação de serviços de revalidação e reconhecimento de Diploma de curso de Mestrado e de Doutorado realizados no exterior, como também da isenção para servidores da instituição.

Para o reitor do IFRN, professor Arnóbio de Araújo Filho, "o reconhecimento de diplomas é mais um dos importantes passos para a instituição que tem sido incansável na busca por servir a comunidade acadêmica e a sociedade com o que tem de melhor em todas as dimensões e, nesse caso particular, no que diz respeito a pesquisa". A aprovação das resoluções que disciplinam o reconhecimento de diplomas ocorreu no Conselho Superior ainda no início deste mês e tiveram a aceitação ampla dos conselheiros que ressaltaram a qualidade dos normativos e a necessidade deste serviço. "Estamos atendendo ao nosso planejamento institucional, bem como às demandas da comunidade, ao equipar o IFRN com todos os dispositivos legais, organizacionais e éticos referentes ao trabalho na pesquisa", destacou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Aldo de Lima Neto.

A política da pós-graduação tem sido amplamente discutida por uma comissão e acompanhada pela Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). As resoluções para o reconhecimento de diplomas no IFRN foram também pautadas no II Fórum de coordenadores Stricto Sensu, ocorrido no último mês de março. A professora Francinaide Nascimento, coordenadora da pós-graduação, salientou que: "o êxito das ações stricto sensu se deve aos princípios democráticos que temos seguido. Os atores participam diretamente a partir de representações e dialogamos sobre a realidade e as demandas vivenciadas na pesquisa nesse nível na instituição".

A Propi e a DIGPE ofereceram capacitação para os servidores que atuarão na gestão dos processos e trataram da organização logística necessária aos trâmites internos e externos. As pessoas interessadas na solicitação de reconhecimento de diplomas deverão seguir os procedimentos constantes nos normativos institucionais e encaminhar todos os documentos do checklist para o e-mail: reconhecimentodediplomas@ifrn.edu.br

Serviço 

 Reconhecimento de diplomas;

Número de vagas: 01;

Área de concentração: Educação;

Nível/Modalidade: Mestrado Acadêmico;

Documentação:  Normativos institucionais.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas