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Planejamento e Avaliação

IFRN inicia construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023

Entre os trabalhos iniciais, Prodes realiza seminário com membros de comissões locais.

Publicada em 25/05/2018 Atualizada há 1 ano

Equipe da Prodes conduz o início dos trabalhos de construção do PDI 2019-2023

“Plano de gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento dos objetivos e metas estratégicas”. Esse é o conceito fundamental do PDI, ou seja, do Plano de Desenvolvimento Institucional. No IFRN, o documento que é norteador da gestão e definidor da natureza da instituição começa a ser elaborado agora para entrar em vigor durante o quinquênio 2019/2023. Exigido pelo Decreto 9.235/2017, que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

Segundo Carlos Oliveira, da Coordenação de Planejamento e Avaliação (Coplav), os trabalhos de elaboração do plano iniciaram-se com a constituição da Comissão Central, que já definiu algumas diretrizes: “Foram criados parâmetros para os trabalhos, aspectos como a estrutura e o cronograma de trabalho já foram propostos”, disse o coordenador. Além da Comissão Central, a Comissão de Logística, que vai ser encarregada de apoio ao trabalho da comissão central e das comissões temáticas, também já foi constituída.

No tocante aos campi, o Coplav, que integra a estrutura da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), aguarda que os diretores-gerais (DG) indiquem e enviem os nomes dos membros das 21 Comissões Locais, composta por representantes dos estudantes, docentes, técnicos-administrativos, o próprio DG, gestores e um representante da Sociedade Civil.

Codir

Em reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes do IFRN, que aconteceu na sexta, 18 de maio, tratou-se do início dos trabalhos do PDI. Nessa reunião foi apresentado aos gestores as estruturas básicas de trabalho, ou seja, as comissões que irão atuar no trabalho. “Também foram estabelecidos os perfis de pessoas que devem participar dessas comissões e como os diretores de campi devem fazer a composição. Aproveitamos para apresentar o cronograma dos trabalhos que devem se encerrar em 30 de novembro de 2018”, disse Solange Thomaz, também da Prodes. Segundo a servidora, na reunião do
Codir ainda houve espaço para exibição da sistemática de trabalho entre as comissões: “terminamos informando sobre a realização de um seminário de capacitação para as comissões”, ressaltou Solange. O seminário acontecerá no mês de junho, no auditório da Reitoria. Na ocasião, serão entregues manuais com o intuito de dirimir as dúvidas dos participantes, o que facilitaria a condução dos trabalhos dessas comissões.

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PDI 2019-2023 - Impressões iniciais