Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana Pedagógica

IFRN inicia ano letivo nesta segunda, 4

Palestra sobre liberdade de cátedra será transmitida do Campus-Natal Central por webconferência

Publicada em 01/02/2019 Atualizada há 1 ano

A Semana Pedagógica é o momento em que a comunidade de servidores reúnem-se para conhecer os desafios que estarão postos

Com abertura prevista para às 8h30 desta segunda, 4 de fevereiro, o IFRN, através de sua Pró-Reitoria de Ensino, dá início ano letivo 2019.1. A partir do Auditório Pedro de Sá Leitão, no Campus Natal – Central, será realizado um momento sistêmico, com transmissão por webconferência. Na programação, além da abertura com uma apresentação cultural, será exibido o filme institucional. Às 9h começam as falas das autoridades, como o reitor do Instituto, o professor Wyllys Tabosa; já às 9h30 inicia-se a palestra de abertura, intitulada: Liberdade de cátedra no contexto dos 30 anos da Constituição Federal, proferida por Thiago Nóbrega, procurador chefe do IFRN.

Já na terça, 5/2, será a vez do pró-reitor de Ensino: professor Agamenon Tavares fazer, também de modo sistêmico, sua apresentação: “Avaliação dos cursos técnicos: cenário atual e perspectivas”, por webconferência a partir do auditório da Reitoria. Segundo Ticiana Coutinho, que é diretora pedagógica do Instituto, durante essa apresentação, a equipe da Proen estará conectada aos canais de atendimento ao público e às redes sociais da Instituição, para tirar dúvidas e esclarecer informações.

Campi

O encontro tem continuidade no âmbito de cada unidade a partir das necessidades específicas dos campi: as especificidades, as necessidades formativas, os problemas, os enfrentamentos e as propostas são construídas a partir da necessidade de cada campus.

“Todo ano letivo na instituição se inicia com Semana Pedagógica. É o momento em que a comunidade de servidores, especialmente os docentes, reúnem-se para conhecer os desafios que estarão postos naquele ano e de avaliar o ano anterior também” Assim Ticiana definiu o encontro, que acontece nos campi do IFRN entre os dias 4 e 8 de fevereiro. Segundo a diretora, a semana é um momento de formação docente, muito embora todos os servidores sejam convidados a participar. Ferramenta garantida nos documentos do Instituto, a compreensão do que representa a Semana pedagógica no IFRN está descrita no próprio Projeto Político-Pedagógico da instituição

PPP

Segundo o Projeto Político-Pedagógico, a semana pedagógica visa avaliar o trabalho com vistas a planejar ações pautadas em resultados. É nela que se organizam as atividades acadêmicas para determinado período, com a participação dos docentes, da equipe técnico-pedagógica, dos gestores e dos técnicos-administrativos. “Configura-se, também, em uma esfera para a formação continuada, abordando temáticas relacionadas à prática pedagógica e favorecendo a dimensão da ação-reflexão-ação nos espaços educacionais. Com data prevista no calendário de referência, a semana pedagógica – planejada e coordenada conjuntamente pela equipe técnico-pedagógica e pela Diretoria Acadêmica – pode ter programação variada, de forma a atender às demandas de cada campus”, define o documento.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas