Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

campus joão câmara

IFRN inaugura Centro de Tecnologia em Energia Eólica

Abertura acontece no auditório do Campus João Câmara, às 13h desta sexta (28)

Publicada em 27/06/2019 Atualizada há 12 meses

A programação contará com palestras, visita às instalações e coquetel de encerramento.

O Campus João Câmara do IFRN realiza, nesta sexta-feira, 28, a cerimônia de inauguração do Centro de Tecnologia de Energia Eólica (CT-Eólica), com abertura no auditório do Campus, às 13h. A programação contará com palestras abrangendo as temáticas de tecnologia e energias renováveis, visita às instalações, a partir das 16h, e coquetel de encerramento, às 17h.  

No evento estarão presentes os senadores da república, Jean Prates e Zenaide Maia, a governadora do Estado, Fátima Bezerra e do reitor do IFRN, Wyllys Farkatt. Além deles, participarão da inauguração o diretor-geral do Campus João Câmara, Matheus Avelino, o diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Darlan Santos e os coordenadores, geral e nacional, do Programa Energif/MEC, Marco Juliatto e Alexandro Rocha, respectivamente.

Confira a programação na íntegra AQUI

CT - Energia Eólica

O Centro de Tecnologia de Energia Eólica do Campus João Câmara (JC) desenvolverá pesquisas voltadas às necessidades da indústria eólica e promoverá treinamentos de especialização técnica e pós-graduação, para interessados em atuar na área. De acordo com o diretor-geral do Campus João Câmara, Matheus Avelino, o Centro terá duas linhas definidas de atuação, sendo elas a pesquisa com energia eólica e o oferecimento de cursos de capacitação em diversos níveis (incluindo pós-graduação). "Em função dessas duas linhas de atuação o Centro é fundamental para a região, pois analisará uma das principais fonte de renda local, além de oferecer qualificação para a população, que já atua ou que deseja atuar no setor eólico", ressalta Matheus. 

Pioneirismo

Campus João Câmara do IFRN foi pioneiro no Brasil a ofertar, desde 2012, o Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis. Avaliado pelo MEC, com o Conceito 5 (nota máxima de excelência), resultado da última avaliação que aconteceu em março de 2019, o curso de energias já é referência na formação de mão de obra qualificada para as diversas empresas do setor energético que atuam no Rio Grande do Norte e em outros estados. O pioneirismo A região de Mato Grande, em que está situado o Campus, recebe a instalação de diversos parques eólicos em função das condições climáticas, em que ventos fortes são uma constante. 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas