Evento
IFRN homenageia os aposentados do primeiro semestre de 2025
Evento celebra trajetória de servidores e reforça o compromisso do IFRN com o cuidado pós-carreira
Publicada por Renan Gabriel em 06/08/2025 ― Atualizada em 6 de Agosto de 2025 às 14:16
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, nesta terça-feira, 5 de agosto, uma cerimônia em homenagem aos servidores aposentados do 1º semestre de 2025. O evento faz parte do Programa Aposentação, que existe desde 2015 e é realizado por meio da Coordenação de Administração de Pessoal (Coadpe), em parceria com a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass).
Mediado por Cíntia Gouveia, psicóloga da Coass, o evento é um importante marco para os servidores, ainda que aposentados, e reforça o compromisso da instituição com a valorização de quem fez parte dela. Na ocasião, foram homenageados 7 servidores do Campus Natal Central.

A diretora de Gestão de Pessoas, Lorena Fagundes explica que o processo para a aposentadoria começa ainda durante a vida funcional, com formações voltadas para o planejamento da aposentadoria. Já no pós-carreira, são observados diversos recomeços, com servidores que passam a se dedicar à produção artística, à literatura ou até mesmo à pesquisa acadêmica. Esse acompanhamento tem o objetivo de valorizar o legado de quem contribuiu com a instituição e manter vínculos que ultrapassam o ambiente de trabalho.

Lorena comenta ainda que o cuidado com o servidor público vai além do tempo em que ele está na ativa. A preparação para a aposentadoria e os caminhos que se seguem após o desligamento da instituição são temas que têm recebido atenção especial. "A gente entende a importância de cuidar desse servidor, mesmo depois que ele não está mais conosco fisicamente, mas que segue tendo a instituição como referência", afirma.
O professor Flávio Gutemberg de Oliveira, comentou na ocasião que a instituição sempre fez parte da sua vida. O docente ingressou aos 14 anos como aluno do curso técnico, atuou como professor por 34 anos e chegou a lecionar para mais de 3 mil alunos. Para Flávio, "a relação com o IFRN não é meramente uma relação empregatícia, mas é uma relação de vida."
O reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho, destaca que o trabalho desenvolvido pelo programa Aposentação é fundamental para que os servidores compreendam o que vem após a fase laboral, permitindo que se conectem com um novo tempo em suas vidas. "A gente sempre foi preparado para o trabalho. Por isso, esse momento de transição do período em que somos produtivos para a aposentadoria pode ser muito difícil para algumas pessoas", afirma o reitor.

Arnóbio também ressalta a importância de compreender esse processo como parte de um ciclo natural dentro da instituição. "É muito gratificante quando recebemos novos servidores, há cerca de um ano, por exemplo, acolhemos 56, e agora celebramos a aposentadoria de 7. Isso representa o ciclo da vida institucional: o início e o encerramento de etapas que fazem parte da trajetória de todos nós no IFRN." finaliza.
Texto escrito por Enzo Soares, estagiário de comunicação da Diretoria de Gestão de Pessoas, em parceria com Mirelly Sampaio, estagiária de Jornalismo da Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional
- Palavras-chave:
- IFRN Aposentados Digpe