Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pau dos Ferros

IFRN gradua novos químicos, analistas e desenvolvedores de sistemas

Colação de Grau remota foi realizada na noite desta segunda-feira (26)

Publicada em 30/07/2021 Atualizada há 1 ano

Cerimônia virtual e remota foi transmitida ao vivo pelo canal do Campus Pau dos Ferros no YouTube

Na noite da última segunda-feira, 26, o IFRN e formandos realizam mais um sonho: a realização da Colação de Grau que diplomou novos químicos(as) e analistas e desenvolvedores de Sistemas concluintes do semestre letivo 2020.2. Presidida pelo reitor em Exercício, professor Samuel de Carvalho Lima, a cerimônia virtual teve início por volta das 19h30, contando com a presença de autoridades acadêmicas, formandos, homenageados, familiares e amigos. O ato foi transmitido ao vivo por meio do canal do Campus Pau dos Ferros no YouTube.
Para a concessão do grau, o formando Francisco Leandro de Morais Pinto proferiu o juramento protocolar. Em seguida, a formanda Ruth Ramony Tavares de Queiroz Silveira procedeu com o requerimento do diploma, ambas atuações foram em nome dos(as) demais concluintes. Feita a apresentação dos(as) formandos(as) pelo diretor Acadêmico, Radyfran Nascimento de França; o reitor, pelos poderes a ele outorgados, em nome do governo da República Federativa do Brasil, e na forma da legislação em vigor, conferiu o grau de tecnólogos e licenciados (as) aos respectivos concluintes.
A Coordenação de Comunicação contatou participantes da Colação de Grau logo após a cerimônia. Os discursos atestam  a felicidade de formandos e familiares na realização do sonho da conquista da graduação. Confira depoimentos:

Pai e mãe agricultores comemoram a graduação da filha

Residente em São Miguel (RN), Naiane Ferreira Leite é filha de pai e mãe agricultores e foi a laureada do curso de Química. Sua mãe, a Senhora Ozelita Maria da Conceição, comemora: Estou muito feliz por ela ter conseguido realizar este sonho, que era dela e meu também. Todos os pais querem ver seus filhos realizarem sonhos tão importantes como este. Foram anos muito difíceis para ela, mas com muito esforço e dedicação ela conseguiu, estou muito feliz por ela. E ainda vai conseguir realizar todos os sonhos que ela tem, com a graça de Deus”, comenta a mãe da aluna laureada. Naiane comenta sobre sua Colação de Grau: "Momento de muita felicidade e gratidão. Agradeço a todos que me ajudaram até aqui, aos meus pais, amigos, aos mestres e ao IFRN.  Sei que ainda há muito pela frente, foi só início dos voos que o IFRN nos permitirá alcançar", pontua a laureada.

Do Sertão do Alto Oeste potiguar para o mundo

Natural de Luís Gomes (RN), o formando Francisco Leandro de Morais Pinto teve dupla comemoração: além de graduado, ele foi o laureado do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Filho do Senhor Cícero Pinto (agricultor) e da Senhora Maria Lúcia de Morais Pinto (costureira), atualmente Leandro reside em Major Sales (RN), município localizado a pouco mais de 35km de Pau dos Ferros. O novo graduado comemora: "A colação de grau representou o início de uma nova fase por meio da qual iremos contribuir com a sociedade através da profissão que aprendemos. Agradeço a Deus pela oportunidade, a toda a minha família, esposa e amigos pela força e motivação; aos meus professores que souberam repassar com maestria o conhecimento e ao IFRN por dar o suporte necessário para que os nossos sonhos se tornem realidade", detalha Leandro.

"Uma noite memorável!"

"É uma noite memorável! Depois de tantos anos estudando, vindo de cidades distantes, cansando-se dos contra turnos, com alegrias, sofrimentos, aprendizados, aqui estamos", relembrou em seu discurso, o novo licenciado em Química, João Victor Dias Costa, orador da solenidade, que reconheceu a trajetória ao longo da graduação: "Temos a plena consciência de que isso muito nos custou. Tantas vezes dormindo tarde ou até mesmo sem dormir, tantas horas gastas para seguirmos na luta por nossos sonhos, sacrifícios e alegrias, choros e risos... Mas conseguimos!", discursa o formando, que ainda agradeceu a Deus, aos pais e demais familiares, amigos, servidores e ao IFRN.

 Confiança,  gratidão e celebração

Em seu discurso, o diretor-geral do Campus Pau dos Ferros, professor Emanuel Neto Alves de Oliveira, após cumprimentar os presentes,  prestou solidariedade às famílias das vítimas da pandemia: "Não poderia deixar de prestar minha solidariedade às famílias das mais de 550.000 vítimas da pandemia Covid-19, pandemia esta tão nefasta, que nos isolou, nos distanciou, nos isolou", comenta Emanuel. Sobre a Colação de Grau, o diretor agradeceu e parabenizou os envolvidos no processo da graduação: "Hoje estamos confraternizando este momento tão especial em formato remoto. Agradecemos aos pais pela confiança em deixar o IFRN cuidar de suas joias raras [filhos] durante todos esses anos. Agradecemos ainda aos servidores e, em especial, às estrelas dessa noite, nossos alunos, por não terem desistido. Ficamos na torcida por vocês e sei que vão conseguir muito mais", relata o dirigente do Campus.

Um sonho garantido pela oferta de educação pública, gratuita e de qualidade

O reitor em Exercício, Professor Samuel de Carvalho Lima, celebra: “A noite foi mais um marco importante para a história da nossa comunidade acadêmica e para a sociedade civil. O Campus Pau dos Ferros e o IFRN cumprem, mais uma vez, sua missão de formar profissionais-cidadãos e contribuir para o desenvolvimento científico e social do Estado e do País. Celebramos esse momento de realização de um sonho compartilhado por todos nós: o encerramento de um ciclo de formação garantido pela oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, relata o reitor.

Novos (as) profissionais

A solenidade diplomou nove concluintes do segundo semestre do ano letivo de 2020, sendo dois o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sete da Licenciatura em Química. Vale lembrar que, em sessões extraordinárias e antecipadas realizadas neste ano, o Campus Pau dos Ferros diplomou três profissionais de Química no dia 29/04/2021 e um profissional, também de Química, no dia 14/01/2021; todas estão disponíveis no canal do Campus Pau dos Ferros no YouTube. 

Acesse

Gravação da sessão solene virtual de Colação de Grau - concluintes 2020.2

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas