Internacionalização
IFRN fortalece parcerias com a França em visita ao Consulado Geral no Recife
Instituição busca expandir cooperação em pesquisa, tecnologias minerais e intercâmbio acadêmico
Publicada por Max Praxedes em 19/12/2024 ― Atualizada há 1 dia, 9 horas
Na manhã da última quarta-feira, dia 18 de dezembro, uma comitiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou uma visita institucional ao Consulado Geral da França no Recife. O encontro teve como objetivo apresentar o IFRN e explorar novas possibilidades de parcerias, além de fortalecer as relações já estabelecidas entre a instituição e várias universidades francesas.
A delegação do IFRN foi liderada pelo reitor, José Arnóbio, e contou com a presença dos pró-reitores Avelino Neto (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e Rafael Fontes (Planejamento e Desenvolvimento Institucional), além de diretores e assessores, como Rafael Passos (Centro de Tecnologia Mineral), Samuel de Carvalho Lima (Relações Internacionais), Luciana Rabello (Relações com o Mundo do Trabalho), Gabriela Bruno (Programas e Projetos) e a professora Paula Santos, que coopera na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi). Pelo Consulado Geral da França, estiveram presentes o cônsul-geral Sérgio Gas e o adido de imprensa e comunicação, Wislen Nevoa.
Durante a reunião, o professor Samuel Lima destacou as parcerias de pesquisa já existentes entre o IFRN e instituições francesas como as universidades de Montpellier, Jean Monnet-Saint Étienne, Paris 8 e Paris-Est Créteil. Também foram discutidas possibilidades de expansão da cooperação por meio de estágios em empresas francesas no Brasil. “Essas iniciativas são frutos da reciprocidade entre o IFRN e as instituições francesas. Agora, com a aproximação ao Consulado, colocamo-nos como parceiros potenciais dos acordos bilaterais entre o Brasil e a França”, disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.
Tecnologias minerais
O pró-reitor da Propi, Avelino Neto, enfatizou a importância do encontro para fortalecer os laços entre o IFRN e as iniciativas promovidas pelo consulado francês: "Essa é uma oportunidade estratégica para ampliar a internacionalização de nossas ações e criar novas frentes de desenvolvimento para nossos estudantes e pesquisadores", afirmou. O pró-reitor referiu-se especialmente às parcerias franco-brasileiras na área das Tecnologias Minerais, conforme novos protocolos assinados entre ambos os países. Sobre o tema, destacou Rafael Passos: “O CT Mineral aparece como esse mediador de expansão das colaborações que o IFRN já possui com a França, com especial atenção às necessidades das empresas”.
A reunião marca mais um passo significativo na consolidação das relações entre o IFRN e instituições francesas. Encaminhou-se a realização de um encontro virtual para especificar linhas de atuação em quatro frentes: estágios, mobilidade docente e estudantil, ensino da Língua Francesa e Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em Tecnologias Minerais. Além disso, o reitor convidou o Cônsul-Geral para visitar o IFRN no início de 2025.
- Palavras-chave:
- Internacionalização França Recife Cooperação Internacional Consulado Geral