Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria internacional

IFRN firma parceria com universidade argentina e salvadorenha em publicação de livro

Servidores e estudantes podem submeter artigos científicos e ensaios acadêmicos sobre o ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19

Publicada em 12/08/2021 Atualizada há 1 ano

Esta é a primeira parceria da Editora IFRN com instituições latinoamericanas.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Coordenação da Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Coedi/IFRN) divulgaram, na última terça-feira, 10 de agosto, o Edital nº 25/2021. O documento anuncia a publicação de um livro sobre experiências de ensino superior no contexto da pandemia da Covid-19. A ação é uma parceria entre o IFRN e instituições da Argentina e de El-Salvador.

O documento apresenta as diretrizes para a submissão de obras, fluxo editorial e publicação do livro. Além do IFRN, que representa o Brasil, a inciativa conta com coedição da Universidad de Buenos Aires (UBA), representando a Argentina, e a Universidad Francisco Gavidia (UFG),como representante de El-Salvador.

Requisitos para submissão de obra

Servidores e estudantes do IFRN podem submeter seu texto nas categorias artigos científicos (composto por introdução, metodologia, resultados, discussões e conclusão) e ensaios acadêmicos, seguindo a temática “Reflexões acadêmicas e científicas sobre a pandemia de Covid-19 e sua ligação com o ensino superior”.

Conforme o Edital, as obras devem estar contempladas dentro de um dos seguintes tópicos:

  • Sistematização das experiências universitárias;
  • Políticas públicas e respostas universitárias;
  • Equidade, inclusão e diversidade;
  • Avaliação educacional;
  • Os desafios do retorno frente a frente;
  • Transformação digital; ou
  • Contribuições da pesquisa e projeção social.

Além de serem inéditas, escritas em língua portuguesa e contemplar a temática e os gêneros mencionados, as obras a serem submetidas devem seguir os seguintes requisitos:

  • Estar com a seguinte formatação: tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas;
  • Ter entre 20 e 25 páginas (excluindo-se referências e anexos/apêndices);
  • Indicar, no seu início, a afiliação acadêmica: nome completo, graduação obtida e universidade de estudo, pós-graduação obtida e universidade de estudo, cargo e instituição atual, e-mail de contato e número ORCID, se disponível; e
  • Incluir um resumo de, no máximo, 250 palavras em espanhol, português e inglês.

Submissão e resultados

Os interessados devem submeter a obra via Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), seguindo o caminho Módulo de Pesquisa > Editora > Submissão de obra. O período para envio vai até o dia 10 de novembro de 2021. Os resultados serão divulgados na página do Edital no Portal do IFRN, no dia 20 de dezembro deste ano.

Cronograma

ETAPAPERÍODO
Submissão de propostasDe 10/08/2021 a 10/11/2021
Homologação das propostas12/11/2021
Análise das propostas pela comissão julgadoraDe 15/11/2021 a 17/12/2021
Divulgação dos resultados20/12/2021
Editoração e posterior publicação do livroPrimeiro semestre de 2022

Acesse

Edital nº 25/2021

Submissão de obra

Página do Edital no Portal do IFRN

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas