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IFRN expõe projetos na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

12/12/2022 - 2° edição do evento foi realizada em Brasília - DF

IFRN expõe projetos na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Representantes do IFRN durante evento

Entre os dias 28 de novembro a 4 de dezembro de 2022, o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, recebeu a  2° edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Com formato inovador e tecnológico, a edição aconteceu durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. A programação envolveu todos os estudantes da Educação Profissional e Tecnológica, das redes estaduais, municipais, distrital e federal e dos Sistemas Nacionais de Aprendizagem (SNAs). 

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte apresentou sete projetos durante o evento. As iniciativas são das mais diversas áreas de atuação da instituição, representados pelos campi do IFRN no evento. 

O Professor Marilson, do Campus João Câmara, falou sobre a oportunidade de expor os projetos no evento “A participação  na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica  se fez de grande importância  por mostrar que temas relevantes nas áreas  sociais e humanas devem ser abordados,  e podem ser auxiliados pelas ferramentas tecnológicas, para facilitar a investigação  e o acesso às reais informações.  E foi importante para poder demonstrar que pode ser algo a ser trabalhado em toda a rede federal de Educação”. 

Biocycle Adventure 

Pensando na dinâmica dos participantes a equipe de alunos desenvolvedora do projeto criou o jogo digital com o intuito de ensinar Biologia à comunidade interna e externa da instituição. O jogo conta a história de um alienígena que se interessou em aprender sobre ciclos biogeoquímicos do nosso planeta, o ciclo da água, carbono, nitrogênio e oxigênio. Durante as fases do jogo o personagem principal passa por fases que remetem os ciclos, o aprendizado é realizado através de perguntas sobre os temas propostos. 

Direito e assédio moral 

Com o objetivo de analisar a existência do assédio moral nas relações  estudantis e organizacionais no Campus João Câmara o projeto desenvolveu uma cartilha de orientação para nortear e instruir os membros da comunidade do instituto perante uma situação de assédio. Os dados coletados pelo projeto foram adquiridos através do WhatsApp, Suap e Google Forms. Os resultados diagnosticados mostraram a existência da ocorrência do assédio moral tanto entre alunos quanto entre os servidores 

Indicação Geográfica do queijo de manteiga 

O IFRN na região do Seridó desenvolveu um trabalho em conjunto com instituições que atuam no arranjos produtivos locais do leite e derivados, para delinear ações e buscar estratégias que contribuíssem para o fortalecimento da produção tradicional do queijo de manteiga. As Indicações Geográficas constituem como um instrumento para proteção do processo tradicional e de diferenciação do queijo autêntico do Seridó, além de promover o desenvolvimento regional A coordenadora do projeto, professora do Curso Técnico em Alimentos, Ítala Mesquita, do Campus Currais Novos, comentou como surgiu a iniciativa: "Ao longo dos anos tenho acompanhado as dificuldades enfrentadas pelos  pequenos produtores de leite e queijo, que na maioria deles sustentam sua família por meio da produção e comercialização desses produtos. Somado a isto, o queijo de manteiga tem sido descaracterizado pela utilização de ingredientes como óleo de soja, margarina, farinha, batata e corantes por uma grande parcela de produtores, prática esta que deixou à margem o modo de produção tradicional, o qual abrange técnicas de mais de 100 anos, transferidas de pai para filho.” 

Articulando Pesquisa e Extensão na Educação Básica e Tecnológica: Reflexões das Experiências e Contributos das Ações Pró-If e Escrita na Educação Básica 

Tem como objetivo apresentar os projetos de pesquisa e extensão Pró-IF digital e Escrita na Educação Básica realizados durante a pandemia, evidenciando o fortalecimento das ações institucionais e o estreitamento dos laços com a sociedade, em particular com escolas da Educação Básica, como também trazer reflexões sobre a escrita dos alunos do Ensino Fundamental, analisando a produção textual do exame de seleção: o gênero artigo de opinião produzido pelos participantes do processo seletivo dos cursos técnicos do integrado do IFRN Campus João Câmara. 

Cartilha sobre o uso de simuladores virtuais no ensino de Ciências 

Fruto de um projeto de pesquisa, a ideia é pegar vários simuladores que abordam as áreas de química, física e biologia, com o intuito de construir uma cartilha orientando os usuários sobre o seus usos e a finalidade de cada. O objetivo é facilitar para discentes e docentes que trabalham e se interessam pela área das ciências. 

Na trilha da Economia 4.0 

Buscando desenvolver habilidades voltadas às tecnologias digitais a partir da capacitação na área da robótica em 160 estudantes das redes estadual e municipal oriundos do município de São Gonçalo do Amarante/RN, o projeto apresentou as temáticas de makers e mars, que abordaram a exploração do Planeta Marte pela Nasa, e atividades que desenvolvem  projetos de robótica no laboratório construído. 

Fibras vegetais retardantes de chama 

O projeto visa o aproveitamento de fibras vegetais, como o grande volume de cascas de coco devido ao consumo da sua água, envolvendo um tratamento químico para que esses produtos se tornem retardantes de chama, dificultando o seu espalhamento em casos de incêndio. Essas fibras retardantes de chama podem ser utilizadas em projetos de engenharia, como forros de portas de quadros elétricos e transformadores.

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