Secitex
IFRN expõe mais de 350 trabalhos no Partage Norte Shopping
Projetos integram ações de Ensino, Extensão e Iniciação Científica
Publicada por Ester Macedo em 17/10/2025 ― Atualizada em 17 de Outubro de 2025 às 11:15
Na última quinta-feira, 16 , a 7ª edição da Semana de Ciências, Tecnologia e Extensão (Secitex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) contou com exposições de mais de 350 trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica. Entre os pôsteres expostos no Partage Norte Shopping havia projetos de Extensão, Iniciação Científica (IC) e Ensino.
Os integrantes da organização da Secitex, Gabriela Bruno e Arthur Salgado, evidenciaram que o evento é uma oportunidade para expandir a força do Instituto, levando a educação para além dos muros da escola. “Acreditamos que a sociedade precisa conhecer parte da nossa produção científica e cultural. Mesmo com os desafios e as dificuldades de condensar a magnitude das nossas produções em três dias de evento, conseguimos atingir esse objetivo”, destacaram.

Exposições
O momento de exposição foi propício para apresentar e dialogar sobre produções com a sociedade, levando soluções e ideias inovadoras para questões sociais em diversos âmbitos, como meio ambiente, educação e cultura.
O impacto dessas ações para a comunidade externa e interna é imensurável, como destaca o professor e avaliador, Stanley Medeiros: “é um momento fundamental, onde os estudantes percebem o fruto do trabalho e o engajamento deles. Quando é organizado um evento fora do Campus, em um shopping por exemplo, onde todas as pessoas passam e olham a proporção da fiscalidade do IFRN, a visibilidade é imensa pra gente”.
Conheça alguns dos projetos apresentados:
1° Simpósio de Extensão
O Simpósio de Extensão é um espaço dedicado à apresentação de projetos e ações desenvolvidas por estudantes, servidores e colaboradores, com foco na integração entre o Instituto e a comunidade.
Rafaela Lopes e Rogério Yang, estudantes de Geologia do Campus Natal-Central, estiveram presentes no 1° Simpósio de Extensão para apresentarem o projeto Desgeo Edu, que consiste em um portal que leva assuntos da geodiversidade para as crianças.
A pesquisa realizada explica sobre como a geodiversidade é a junção dos elementos não orgânicos, que vão desde a areia da praia até as grandes montanhas. Para integrar esses conhecimentos aos aprendizados infantis, o projeto elabora conteúdos lúdicos para explicar de maneira simples e dinâmica sobre como a terra funciona, como pode influenciar na vida humana e como ter uma vida sustentável.
Para Rogério, participar de um evento com alta relevância é maravilhoso: “é possível expandir o seu horizonte acadêmico, estar em constante desenvolvimento, incrementando mais a sua carreira”, disse.

Congresso de Iniciação Científica
O Congresso de Iniciação Científica (Congic) é um evento acadêmico-científico promovido pela instituição, com o objetivo de divulgar, incentivar e fomentar a pesquisa e a inovação, especialmente entre estudantes do IFRN. O evento reconhece a iniciação científica como uma etapa fundamental de formação, voltada para o domínio do Método Científico e a construção de competências acadêmicas.
Um grupo formado por quatro estudantes do curso de licenciatura em Matemática, Campus Santa Cruz, apresentaram o projeto “A tutoria entre pares em matemática". O trabalho tem como objetivo geral trazer para o primeiro ano do Ensino Médio uma forma mais didática de aprendizado de uma disciplina considerada difícil.
A primeira implementação do projeto será no próprio Campus, com estudantes que tenham bom desempenho na matéria e outros que tenham defasagem. “O foco é ser uma tutoria, eles vão poder se ajudar entre eles, vai ser um programa mais dinâmico, sem aquele medo de falar com o professor”, explicaram.
Para o grupo, a experiência é única: “estamos adorando conhecer vários projetos encantadores que tem aqui, além de ser uma oportunidade da gente poder trazer uma solução que ajudará na diferença de nivelamento escolar presente na educação brasileira”, ressaltaram.

Mostra de Projetos de Ensino
A Mostra de Projetos de Ensino é um evento que objetiva divulgar e valorizar experiências desenvolvidas em programas e projetos de Ensino, concluídas ou em andamento, realizadas por servidores e estudantes do IFRN. A ação se organiza em duas modalidades: pôster, destinada à apresentação de resultados parciais ou finais de projetos de ensino por meio de banners explicativos; e estande, voltada à exposição de produtos pedagógicos desenvolvidos no contexto desses projetos, como materiais audiovisuais, didáticos, maquetes, livros, e‐books, podcasts, jogos e outras mídias educativas, com uso de tecnologias de informação e comunicação.
O projeto “Cine literatura: quem tem medo do escuro?”, que integra a parte dos pôsteres, foi apresentado pelas discentes de Administração do Campus Lajes, Eligiane Trindade e Laura Mel. O trabalho é voltado para a produção de obras audiovisuais sobre lendas folclóricas de terror da região, incentivando as habilidades artísticas de alunos e alunas, e fomentando à cultura local. Atualmente, o projeto está desenvolvendo uma mostra que culminará em uma competição entre as obras produzidas.







