Convênio
IFRN expande parcerias em qualificação e pesquisa durante missão em Portugal
Missão fortalece vínculos com universidades portuguesas e viabiliza novas oportunidades de formação e colaboração científica
Publicada por Renan Gabriel em 18/02/2025 ― Atualizada em 18 de Fevereiro de 2025 às 13:18
Entre os dias 4 e 8 de fevereiro, uma comitiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou uma missão institucional em Portugal, visitando a Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade do Minho (UM). O objetivo foi acompanhar servidores em qualificação, avaliar parcerias existentes e ampliar oportunidades de colaboração acadêmica e científica.
As reuniões na UC reforçaram o compromisso com a qualificação dos servidores do IFRN, que já conta com doutorandos na instituição desde 2023. Como resultado da missão, serão firmados quatro acordos de cotutela de tese entre a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi), Avelino Neto destaca: “Adotamos essa estratégia pois ela atinge três dimensões institucionais ao mesmo tempo: favorece a qualificação dos servidores por meio de um acompanhamento mais próximo por parte de um orientador brasileiro; cria redes de pesquisa a médio e longo prazo; e internacionaliza o nosso programa de pós-graduação.”.

Além disso, a missão contemplou encontros na área de Engenharia Informática para monitorar pesquisas em andamento e ampliar colaborações. “Nosso interesse é identificar as dificuldades e apoiar os servidores no que for possível”, afirmou o Coordenador de Desenvolvimento de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas (Codepe/Digpe), Erasmo Oliveira.
Na UM, as tratativas focaram na oferta de vagas para doutorados em Sociologia, História e Geografia, além do mestrado em Educação Especial. A missão também resultou na previsão de lançamento, em 2025, de pelo menos três editais para seleção de servidores interessados em programas de doutorado e pós-doutorado com apoio institucional.
Outro ponto de destaque foi a atenção à saúde dos servidores em qualificação, com encaminhamentos ao Plantão Psicológico do IFRN. Lorena Faustino identificou situações que demandavam uma atenção especial por parte da instituição “A partir dessa escuta ampla de gestores, orientadores e servidores, realizamos a sensibilização e o encaminhamento de três doutorandos ao Plantão Psicológico do IFRN”, frisou a diretora de Gestão de Pessoas. Além disso, reuniões com centros de investigação da UM abriram caminhos para cooperação científica e publicações conjuntas entre pesquisadores das instituições.
A missão reforça o compromisso do IFRN com a qualificação de seus servidores e a internacionalização da pesquisa. Como próximos passos, a instituição receberá, em abril, o professor Luís Alcoforado, da UC, para um seminário com servidores doutorandos e reuniões de avaliação. Em outubro, docentes da UC e da UM visitarão o IFRN para fortalecer as ações de cooperação acadêmica e científica.