IFRN estreia podcast educativo para o ensino de línguas

Uma ação do Campus Apodi, em parceria com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais

Publicada em 26/10/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O objetivo do podcast  é falar sobre línguas e ensino de forma descomplicada

O Núcleo de Linguagens e Códigos (Nulic) do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), lançou o Projeto de Extensão “Entrelínguas: a produção de um podcast educativo para o ensino de línguas”.

O projeto foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa Ana Cristina, e faz parte de um conjunto de ações realizadas pela Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (Aseri/IFRN). Numa perspectiva local, o "Entrelínguas" dedica-se à discussão de aspectos linguísticos, culturais e pedagógicos das línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

O podcast conta com a participação dos professores do Campus Apodi do IFRN: Ana Cristina Pinto Bezerra; Aline Silva; Jocelia Gurgel; Keyvilane Fernandes; Helena Fernandes; Sabrina Guedes; Wigna Guerra; e do aluno Hamilton Cristyan, do 2° ano do Curso Técnico em Informática.

Episódio piloto

O primeiro episódio do "Entrelínguas" foi mediado por Ana Cristina, professora de Língua Portuguesa. Constando a apresentação de todos os professores e participantes envolvidos no projeto, a interação entre os docentes abordou a origem da palavra "Podcast'', que se popularizou em 2004, e suas experiências com o meio de comunicação.

Sabendo que o formato podcast fala muitas línguas, os professores debateram, ainda, os objetivos do projeto, como descomplicar os idiomas e buscar entender os interesses dos ouvintes além do conteúdo escolar e acadêmico, abordando conteúdos, dicas e curiosidades, de uma forma descontraída.

De acordo com os professores, o foco do "Entrelínguas" será romper os muros institucionais e limitações gramaticais, trazendo a educação pela linguagem em movimento, abordando a língua portuguesa, inglesa e espanhola, utilizada em diversos países, culturas e contextos diferentes do dia a dia, agregando positivamente no ambiente escolar.

Participação

A professora de língua Inglesa Wigna Guerra, explica que o podcast pode atingir não só a comunidade local, mas também  a internacional: “Teremos a participação de profissionais estrangeiros em alguns dos episódios, reforçando o caráter de internacionalização do projeto. As discussões geradas considerando três línguas diferentes, na perspectiva do Ensino e de suas curiosidades linguísticas, por exemplo, podem ser de grande interesse do público que, por ventura, goste de aprender sobre línguas (materna e estrangeira)”, declarou.

Professores, alunos ou curiosos do Português, Inglês e Espanhol, podem fazer participações nos episódios para um papo entre línguas, seguindo as ações do Nulic pelo perfil no Instagram @nulicifrnap e, assim, participar da produção com sugestões, perguntas e críticas.

Acesse:

Episódio piloto do Entrelínguas