Evento
IFRN estará presente no XIV Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação
Evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto
Publicada por Ester Macedo em 26/08/2024 ― Atualizada há 2 meses, 3 semanas
No sábado, 24/8, uma caravana de aproximadamente 50 discentes e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) saiu a caminho de Belém, capital do Pará, para participar do XIV Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). O evento, responsável por reunir diferentes instituições e realidades, tem como objetivo difundir a pesquisa e inovação em vários aspectos educacionais e sociais.
Ao todo foram 54 projetos do IFRN selecionados que abrangem trabalhos dos campi Natal-Central, Natal-Zona Norte, Natal-Zona Leste, Nova Cruz, João Câmara, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e Currais Novos.
Congos de Combate
Dentre os projetos aprovados, encontra-se o trabalho voltado ao fomento de pesquisas desenvolvidas por mulheres jovens cientistas, “Museu Virtual dos Congos de Combate como Estratégia de Aprendizagem Interdisciplinar”, coordenado pelos docentes Daniel Martins e Magda Diniz; e apresentado pela aluna Maria Eduarda dos Santos Carvalho, do Campus São Gonçalo do Amarante.
Maria Eduarda disse que o projeto realizou uma pesquisa inicial entre grupos culturais da localidade que indicou que mais da metade deles não possuíam registros de existência ou trajetória histórica, o que limita a apenas pessoas próximas de seus componentes o conhecimento sobre esses grupos que correm o risco de suas tradições originais serem alteradas ou extintas ao longo do tempo por sua única forma de repassar conhecimentos e costumes ocorrer de forma oral. “Tendo em vista esse problema, o projeto tem o objetivo de desenvolver um espaço virtual que proporciona visibilidade ao grupo Congos de Combate, além de servir de repositório do acervo digital para o material gerado pelo grupo”, explicou a aluna.
Expectativas
A coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus João Câmara, professora Emiliana Soares, considera de suma relevância a participação do IFRN, sobretudo do Campus, e por isso tanta alegria: “O Campus encontra-se lisonjeado pois mais uma vez ter uma das maiores comitivas do IFRN principalmente na representação institucional na Mostra Tecnológica e no Painel Meninas nas Ciências com a apresentação de trabalhos advindos de projetos de pesquisas desenvolvidos com alunos e servidores. Estamos felizes pois poderemos durante o evento ter experiências formativas científicas e vivências socioculturais que contribuem para o aprimoramento das práticas de iniciação científicas no percurso formativo dos nossos estudantes, além das memórias afetivas que conquistaremos durante os dias do evento, bem como a integração da equipe de alunos e servidores”, disse.
Da mesma forma, o professor Cédrick Silva, do Campus Lajes, contou sobre as expectativas: “como parte da rede federal, vejo este evento como uma plataforma incrível para compartilhar ideias e celebrar a criatividade da nossa região. É inspirador acompanhar o envolvimento de estudantes e servidores do IFRN. A troca de experiências e a apresentação de trabalhos inovadores contribuirão significativamente para o avanço da ciência e tecnologia nas regiões Norte e Nordeste”.
Além do anseio por novas vivências, a professora Emiliana acrescentou sobre a importância da participação: “isso revela o fortalecimento da pesquisa e inovação e seu processo de interiorização nas regiões potiguares. Para nós que estamos na coordenação, isso mostra a interiorização da pesquisa e inovação, bem como a participação em um evento de importância para a rede federal mostra a qualidade e o mérito acadêmico-científico dos projetos desenvolvidos nos campi do IFRN”.
Connepi
A XIV edição do Connepi será organizada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), sob a temática "Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros". O evento será realizado no formato presencial, com apresentação de trabalhos, Mostra Tecnológica, Desafio de ideias, palestras, mesas redondas e Mostra Cultural.
A importância do Connepi para o desenvolvimento e a consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e por pesquisadores de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores individuais.
O alcance do congresso vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida dos cidadãos brasileiros.