IFRN estará presente no XIV Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação

Evento acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto

Publicada por Ester Macedo em 26/08/2024 Atualizada há 4 dias, 5 horas

No sábado, 24/8, uma caravana de aproximadamente 50 discentes e servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) saiu a caminho de Belém, capital do Pará, para participar do XIV Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi). O evento, responsável por reunir diferentes instituições e realidades, tem como objetivo difundir a pesquisa e inovação em vários aspectos educacionais e sociais.

Ao todo foram 54 projetos do IFRN selecionados que abrangem trabalhos dos campi Natal-Central, Natal-Zona Norte, Natal-Zona Leste, Nova Cruz, João Câmara, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante e Currais Novos.

Connepi 2024

Congos de Combate

Dentre os projetos aprovados, encontra-se o trabalho voltado ao fomento de pesquisas desenvolvidas por mulheres jovens cientistas, “Museu Virtual dos Congos de Combate como Estratégia de Aprendizagem Interdisciplinar”, coordenado pelos docentes Daniel Martins e Magda Diniz; e apresentado pela aluna Maria Eduarda dos Santos Carvalho, do Campus São Gonçalo do Amarante.

Maria Eduarda disse que o projeto realizou uma pesquisa inicial entre grupos culturais da localidade que indicou que mais da metade deles não possuíam registros de existência ou trajetória histórica, o que limita a apenas pessoas próximas de seus componentes o conhecimento sobre esses grupos que correm o risco de suas tradições originais serem alteradas ou extintas ao longo do tempo por sua única forma de repassar conhecimentos e costumes ocorrer de forma oral. “Tendo em vista esse problema, o projeto tem o objetivo de desenvolver um espaço virtual que proporciona visibilidade ao grupo Congos de Combate, além de servir de repositório do acervo digital para o material gerado pelo grupo”, explicou a aluna.

Expectativas

A coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus João Câmara, professora Emiliana Soares, considera de suma relevância a participação do IFRN, sobretudo do Campus, e por isso tanta alegria: “O Campus encontra-se lisonjeado pois mais uma vez ter uma das maiores comitivas do IFRN principalmente na representação institucional na Mostra Tecnológica e no Painel Meninas nas Ciências com a apresentação de trabalhos advindos de projetos de pesquisas desenvolvidos com alunos e servidores. Estamos felizes pois poderemos durante o evento ter experiências formativas científicas e vivências socioculturais que contribuem para o aprimoramento das práticas de iniciação científicas no percurso formativo dos nossos estudantes, além das memórias afetivas que conquistaremos durante os dias do evento, bem como a integração da equipe de alunos e servidores”, disse.

Connepi João Câmara

Da mesma forma, o professor Cédrick Silva, do Campus Lajes, contou sobre as expectativas: “como parte da rede federal, vejo este evento como uma plataforma incrível para compartilhar ideias e celebrar a criatividade da nossa região. É inspirador acompanhar o envolvimento de estudantes e servidores do IFRN. A troca de experiências e a apresentação de trabalhos inovadores contribuirão significativamente para o avanço da ciência e tecnologia nas regiões Norte e Nordeste”.

Além do anseio por novas vivências, a professora Emiliana acrescentou sobre a importância da participação: “isso revela o fortalecimento da pesquisa e inovação e seu processo de interiorização nas regiões potiguares. Para nós que estamos na coordenação, isso mostra a interiorização da pesquisa e inovação, bem como a participação em um evento de importância para a rede federal mostra a qualidade e o mérito acadêmico-científico dos projetos desenvolvidos nos campi do IFRN”.

Connepi 2024 [Campus São Gonçalo do Amarante]

Connepi

A XIV edição do Connepi será organizada pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), sob a temática "Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros". O evento será realizado no formato presencial, com apresentação de trabalhos, Mostra Tecnológica, Desafio de ideias, palestras, mesas redondas e Mostra Cultural.

A importância do Connepi para o desenvolvimento e a consolidação de atividades que envolvam a pesquisa e a inovação é reconhecida por toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e por pesquisadores de instituições privadas de ensino, além de empresas e empreendedores individuais.

O alcance do congresso vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida dos cidadãos brasileiros.

Connepi 2024

IFRN Evento CONNEPI