Gestão

IFRN estabelece articulação com parlamentares do estado

Ação objetiva conseguir investimentos e apoio para a Instituição

Publicada em 30/05/2017 Atualizada há 1 ano

Encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria

Após contatos com a senadora Fátima Bezerra e a deputada federal Zenaide Maia, que destinaram emendas parlamentares para o IFRN, o Instituto dá início à articulação com os demais parlamentares do estado. Na tarde desta terça-feira (29), foi a vez de receber o deputado federal Antônio Jácome, acompanhado pelo deputado estadual Jacó Jácome e seus assessores Sandro Cabral e Oleidson Leal. Do IFRN, estavam presentes o reitor Wyllys Farkatt e o grupo gestor da Reitoria, onde aconteceu o encontro.

A reunião teve o objetivo de apresentar a Instituição e a realidade orçamentária, que passa por contingenciamento federal. No primeiro momento, houve a apresentação do vídeo institucional do IFRN, que mostra a dimensão do trabalho de ensino, pesquisa e extensão realizado em todo estado.

Em seguida, o pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso, falou sobre a mudança do orçamento institucional nos últimos quatro anos, mostrando a queda de receita pela qual o Instituto tem passado. Para 2017, há um contingenciamento de 15% para os recursos de custeio – que tratam da manutenção geral da Instituição e de seus programas de assistência estudantil, por exemplo – e de 40% em capital, relacionado à reformas e aquisição de equipamentos.

Após a apresentação, o deputado declarou apoio ao Instituto e apresentou algumas ações que já poderiam ser feitas para estreitar os laços com os demais parlamentares do estado. “Pela dimensão do trabalho que faz, o IFRN hoje é indispensável para o Rio Grande do Norte. Estou inteiro à disposição por afinidade, por identificação. Porque eu devo tudo a uma escola pública. Sou de família humilde. Meus pais criaram 12 filhos, levaram os 12 à universidade através da educação pública”, comentou. Já o deputado estadual Jacó Jácome declarou: “se tem uma instituição que preza pela boa aplicação do recurso público é o IFRN”.

Em seguida, foram apresentados projetos que podem ser beneficiados com o apoio parlamentar. O professor Ivanilson Vieira Júnior, diretor de Gestão de Tecnologia em exercício, apresentou o programa do curso técnico integrado em Programação de Jogos Digitais, que necessita de uma atualização em um dos seus laboratórios de informática, com um custo de cerca de R$ 300 mil. Já o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Márcio Azevedo, pediu o apoio da Assembleia Legislativa para a implantação do Polo de Inovação do IFRN, que está concorrendo com edital da Embrapi. Após 30 inscritos, o Instituto está entre os sete pré-selecionados, sendo o único do Nordeste.

O deputado Antônio Jácome sugeriu a realização de um encontro com todos os parlamentares do estado para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos e das dificuldades enfrentadas. “Com isso, vocês podem conseguir o compromisso de cada um deles com emendas individuais, além da influência com órgãos de fomento em âmbito nacional. Da minha parte, prometo uma articulação com a Funasa”, explicou.

O reitor Wyllys Farkatt se declarou satisfeito com a visita e o contato com os deputados. “Em um momento de dificuldades orçamentárias, entendemos que nossos compromissos são com o desenvolvimento do estado. Independentemente de partido, precisamos dessa mobilização. Vamos entrar em contato com os parlamentares a fim de que eles conheçam melhor o trabalho que fazemos em todo estado, com mais de 30 mil estudantes”, finalizou. ​