IFRN encerra o ano com ótimos resultados acadêmicos e orçamentários

A Instituição desenvolveu mais de 1200 projetos e publicou 87 editais de ensino, pesquisa e extensão

Publicada por Maria Araujo em 21/12/2023 Atualizada há 6 meses, 1 semana

"O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) chega ao final de 2023 com muitos resultados positivos a comemorar", é essa a fala do reitor do Instituto, professor José Arnóbio. De acordo com ele, a união entre servidores e estudantes foi necessária para o cumprimento das ações planejadas no ensino, na pesquisa, na extensão e para busca das condições financeiras e de estrutura necessárias para tal. O reitor menciona ainda a articulação sempre ativa entre o Instituto, o Ministério do Planejamento, o Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), os parlamentares da bancada do estado e outras instituições e empresas.

Quanto ao orçamento, a Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva, destaca que o trabalho prévio de identificação das ações prioritárias e das mais necessárias foi essencial para finalizar o ano com a sensação de dever cumprido. "Criamos e implantamos ainda o Escritório de Projetos. Isso foi um ponto fundamental para um melhor acompanhamento dos nossos recursos, parcerias e projetos", disse a pró-reitora.

Nesse sentido, o pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso, acrescenta que o IFRN finaliza o ano com todos os seus compromissos financeiros cumpridos. O valor total executado nas despesas correntes de funcionamento dos 22 campi e da Reitoria foi de R$ 62.653.291,10, além de R$ 5.722.758,13 para reestruturação e investimentos como a aquisição de equipamentos e a realização de pequenas obras. Em relação à assistência estudantil, foi executado o montante de R$ 19.449.560,40, parte desse recurso advinda de recomposição do Governo Federal.

Retrospectiva (2023)

O trabalho de planejamento e de administração permitiu que estudantes e servidores tivessem a oportunidade de realizar as suas ações, o que teve como consequência os resultados abaixo:

O IFRN recebeu 21.653 novos estudantes, totalizando 39.507 matriculados

O número de oferta de vagas em cursos regulares foi de 14.408

Foram publicados 46 editais ofertando vagas em diversas modalidades

51.448 pessoas se inscreveram em processos seletivos do IFRN e 3.425 estudantes realizaram o ProITEC.

Foram emitidos 1.080 diplomas digitais

Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Foram desenvolvidos 817 projetos de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, envolvendo 1.476 estudantes

248 bolsas de Iniciação Científica foram fomentadas