Inclusão
IFRN encerra 5ª edição do programa de formação para professores de pessoas com deficiência visual
O evento ocorreu no auditório da Reitoria
Publicada por Giovanna Alves em 26/12/2023 ― Atualizada há 10 meses, 4 semanas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) encerrou, na última quinta-feira (21), a 5ª edição do programa “Tecendo Práticas Pedagógicas para Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência Visual”. O programa é uma iniciativa da parceria entre o IFRN, o CAP e a SEEC e a próxima edição do curso está prevista para o ano de 2024.
Resultados
No evento, foram apresentados os resultados da formação, que contou com a participação de 47 pessoas de todo o estado. O curso, com carga horária total de 60 horas, abordou temas desde o sistema braile até a audiodescrição. Destinado a profissionais da área educacional que lidam diretamente com o suporte a estudantes com deficiência visual, a iniciativa visa aprimorar as práticas pedagógicas, proporcionando um ambiente educativo mais inclusivo e adaptado às necessidades específicas desse grupo.
O reitor do IFRN destacou a importância da formação para a promoção da acessibilidade e da inclusão de pessoas com deficiência visual no âmbito da educação pública. "É muito gratificante testemunhar o impacto abrangente das ações do Campus Natal-Zona Leste. Esperamos expandir essa perspectiva para outros Campi, ampliando assim o alcance para todo o estado, ou até mesmo para outras regiões do país", afirmou.
A diretora do CAP enfatizou a importância do apoio do IFRN para a realização do programa. "Através desse apoio, não apenas realizamos um trabalho significativo neste projeto, mas também alcançamos uma divulgação mais ampla das ações do nosso CAP", acrescentou.
Os participantes do curso também compartilharam suas experiências e destacaram as aprendizagens adquiridas ao longo do processo. "Foi uma experiência incrível poder aprender sobre as diferentes formas de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual", afirmou uma participante. "Essa formação me proporcionou um novo olhar sobre a educação", disse outro participante.