Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

IFRN empossa novos membros da Comissão Própria de Avaliação em cerimônia na Reitoria

Nova composição da CPA é empossada com foco na consolidação das ações de autoavaliação institucional no IFRN

Publicada por Max Praxedes em 18/07/2025 Atualizada em 18 de Julho de 2025 às 16:25

Na tarde desta sexta-feira, 18 de julho, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na Sala de Atos da Reitoria, a cerimônia de posse das servidoras e dos servidores que passam a compor a nova gestão da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A atividade marcou o início do ciclo 2025-2027 do órgão responsável pela condução da autoavaliação institucional no âmbito do IFRN.

A CPA é composta por uma comissão central e por comissões internas nos campi, envolvendo representantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil. Seus relatórios subsidiam o planejamento institucional e integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conforme previsto na Lei nº 10.861/2004.

Posse dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) / Foto: Ester Costa
Posse dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) / Foto: Ester Costa

Luciana Santos, que presidiu a Comissão na gestão anterior, permanece no cargo, dando continuidade ao processo de consolidação e fortalecimento da CPA no Instituto. "A CPA tem um papel fundamental porque está prevista na Lei do Sinaes, que define a autoavaliação institucional como um dos mecanismos de regulação do ensino superior. Ela compõe uma série de indicadores que permitem ao MEC observar como as instituições estão funcionando e se o ensino está sendo ofertado com qualidade. A CPA é um dos braços dessa avaliação, voltado para as condições internas da instituição”, explicou a gestora.

Marcos Sampaio, economista do IFRN e integrante da nova gestão da CPA, destacou como desafio o aperfeiçoamento metodológico da Comissão: “acredito que o primeiro desafio é fortalecer os instrumentos de pesquisa utilizados pela CPA, refinar do ponto de vista metodológico e teórico os instrumentos que são aplicados”, afirmou. Ele também mencionou a importância de revisar o painel de Business Intelligence (BI): “a gente vai ver se este instrumento está atendendo às necessidades dos usuários do ponto de vista de visualização, recortes e interpretação desses dados, para propor ajustes”.

Foto: Ester Costa
Foto: Ester Costa

Com a posse dos novos membros, a Comissão Própria de Avaliação do IFRN inicia um novo ciclo de trabalho voltado à condução dos processos internos de avaliação institucional. A atuação da Comissão envolve a sistematização de dados e a produção de relatórios que subsidiam o planejamento e a tomada de decisões acadêmicas e administrativas na instituição.

Acesse:

*Texto elaborado em colaboração com Ester Costa, estagiária de Jornalismo na Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici) do IFRN.

Palavras-chave:
CPA Gestão Reitoria 2025-2027 Comissão Própria de Avaliação