Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

IFRN empossa nova comissão responsável pela política docente

Mandato 2025/2027 da Comissão Permanente de Pessoal Docente tem como metas aprimorar fluxos, ampliar a participação docente e automatizar procedimentos

Publicada por Max Praxedes em 11/07/2025 Atualizada em 11 de Julho de 2025 às 16:45

Na tarde desta sexta-feira, 11 de julho, foi realizada, na Sala de Atos da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a cerimônia de posse dos servidores designados para compor a nova Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD), referente ao biênio 2025/2027. O encontro contou com a presença de gestores institucionais, representantes da gestão anterior (2023/2025) e dos membros recém-empossados.

Designados por meio da Portaria nº 1455/2025 – RE/IFRN, os seis membros titulares da CPPD são: Edson José da Costa Santos, Francielio Gomes da Silva, Gleison Costa dos Santos, Jean Carlos da Silva Galdino, Marcos Tibério Aderaldo Menezes e Thiago Valente Lima Alexandre. Os servidores atuarão com a missão de contribuir para o aprimoramento das políticas institucionais voltadas ao corpo docente, fortalecendo a valorização, a qualificação e os direitos da categoria.

Foto: R. Marx
Foto: R. Marx

Reconhecimento da Comissão e seus desafios institucionais

Durante a cerimônia, o reitor José Arnóbio ressaltou o papel estratégico da CPPD como instância de assessoramento à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) nas ações voltadas aos docentes da instituição: “a Comissão é responsável por analisar processos de titulação, afastamentos e capacitações, entre outros. Como parte da estrutura institucional, ela garante fluidez nos trâmites e tem importância fundamental para o desenvolvimento profissional dos professores e professoras”, destacou.

Para o professor Gleison Santos, o novo ciclo reafirma a relevância da comissão no contexto institucional: “é uma Comissão fundamental para uma instituição centenária, que é referência no Brasil, e para a luta dos docentes. Uma luta crucial em aspectos como formação, qualificação e retribuição para os professores e professoras do instituto. A expectativa é melhorar ainda mais o trabalho, dando continuidade ao que foi muito bem realizado pela comissão anterior. Agora, seguimos em frente para que essa luta continue".

Perspectivas da nova gestão e encerramento do ciclo anterior

Integrante da nova gestão, o professor Jean Galdino também compartilhou as perspectivas da equipe empossada: “a expectativa para este novo mandato é dar continuidade ao trabalho anterior, com foco na atualização do regimento, na automatização dos processos de avaliação e na melhoria das condições de trabalho da Comissão. Também pretendemos ampliar a divulgação sobre a importância da CPPD para incentivar a participação docente, especialmente diante do aumento da demanda e da necessidade de completar a equipe por meio de eleição complementar".

O professor Marilson Silvino, que atuou na CPPD entre 2021 e 2025, avaliou de forma positiva o encerramento do ciclo: “foi um grande prestígio colaborar com a instituição além das atividades docentes do campus e compreender melhor os trâmites existentes, o que foi enriquecedor. Encerramos o ciclo com a expectativa de dever cumprido. Apesar dos desafios, foram muitas as conquistas e os aprendizados. Agradeço pelas oportunidades que tive nos dois mandatos em que atuei como membro, secretário no primeiro e presidente no segundo. Permaneço à disposição para futuras colaborações com um trabalho profissional, ético e com equidade. Desejo sucesso à nova comissão e estou disponível para auxiliá-los no que for necessário".

Foto: Ester Costa
Foto: Ester Costa

Com início do mandato, a nova CPPD assume o compromisso de seguir fortalecendo o diálogo institucional, qualificando os trâmites administrativos e defendendo os direitos da carreira docente no IFRN.

Galeria de fotos

*Texto elaborado em colaboração com Ester Costa, estagiária de Jornalismo na Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici) do IFRN.

Palavras-chave:
CPPD Comissão Permanente do Pessoal Docente Gestão Reitoria