Solidariedade

IFRN emite nota de pesar pelo falecimento de pesquisador na área de mudanças climáticas

Professor Luiz Pinguelli Rosa foi diretor da Coppe-UFRJ e ministrou aula inaugural no IFRN

Publicada em 03/03/2022 Atualizada há 1 ano

O IFRN emite nota de pesar pelo falecimento do professor e físico Luiz Pinguelli, diretor por quatro anos consecutivos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). O professor, que também dirigiu a Eletrobras, faleceu nesta quinta-feira (3), no Rio de Janeiro, aos 80 anos.

Luiz Pinguelli foi membro do Conselho do Pugwash, entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, e tinha participação no Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC). Dedicado à pesquisa acadêmica, orientou trabalhos de mestrado e doutorado e recebeu prêmios como o de personalidade do ano, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em junho de 2015, o professor ministrou, no Campus Natal-Central do IFRN, a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Planejamento Energético e Ambiental ofertado pela Coppe. O programa foi uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o IFRN.