Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN emite nota de pesar pelo falecimento da professora Luzia Vieira de França

Luzia foi a única gestora a ocupar o cargo máximo de direção da Instituição até este momento

Publicada em 16/12/2022 Atualizada há 1 ano

Faleceu hoje (16) a professora Luzia Vieira de França, a única gestora a ocupar o cargo máximo de gestão da Instituição até este momento. "Professora Luzia contribuiu muito com a construção e consolidação dessa Instituição. É um símbolo da luta pela educação, pela democracia e pela autonomia e liberdade das mulheres enquanto pessoas atuantes socialmente. Nosso reconhecimento e nossos agradecimentos por isso e toda a nossa solidariedade aos familiares e amigos", destacou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

Luzia Vieira de França nasceu em 13 de dezembro de 1934, na cidade de Pau dos Ferros-RN. Até então dentista, ingressou na ETFRN no ano de 1970 como professora de Ciências Biológicas, tendo exercido posteriormente as funções de Coordenadora de Supervisão Pedagógica e Apoio Didático e Chefe do Departamento de Ensino.

Assumiu, interinamente, a direção da ETFRN, em substituição a Marcondes Mundim Guimarães, que deixou o cargo para assumir uma função em Brasília. A professora participou da primeira eleição por voto direto para a administração da Escola, sendo a única mulher a ter exercido o cargo máximo na história da instituição até o presente momento.

Fez o Curso de Formação de Professores de Disciplinas Especializadas do 2º Grau e foi professora do Ensino Médio do Estado, entre 1956 e 1970, além de ter sido professora de Psicologia e Pedagogia do Curso Normal Regional, em Pau dos Ferros.

O velório da professor Luzia acontece neste sábado (17), a partir das 7h, com missa iniciando às 9h no Centro de Velório Vila Flor, em Natal.

Informações: Centenário IFRN