IFRN em parceria com a HUAWEI promove qualificação para os estudantes

O projeto tem como intuito a qualificação profissional de estudantes do IFRN

Publicada em 11/08/2022 Atualizada há 12 meses

A iniciativa faz parte dos 6 projetos que o IFRN oferece

Por Habyner Lima, estagiário da ASCE - Reitoria

O projeto Huawei ACT Academy tem como foco ações que ajudem a solucionar um dos principais desafios no mercado de trabalho da área tecnológica: o déficit de mão de obra qualificada. A iniciativa tem como coordenação o professor Rodrigo Ronner Tertulino Silva, da disciplina Redes de Computadores no Campus Mossoró do IFRN.

O projeto é uma das seis Iniciativas Acadêmicas na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e tem como intuito a qualificação profissional de estudantes do IFRN e também do público externo. Pensando nisso o IFRN em parceria com a Huawei, multinacional chinesa de tecnologia e uma das maiores empresas do ramo no mundo, vem oferecendo cursos de certificação para o setor de TIC.

Os treinamentos acontecem de forma on-line e presencial, abordando os principais assuntos sobre algumas das tecnologias mais importantes do mercado atualmente, como Redes 5G, Inteligência Artificial, Cloud Service e Routing & Switching, fazendo com que seus participantes se atualizem de acordo com as novidades do setor. Os treinamentos on-line utilizam a plataforma Talent da Huawei e a transmissão das aulas acontece por meio do Microsoft Teams, já as aulas presenciais são realizadas nos laboratórios espalhados nos campi do IFRN, facilitando assim o acesso aos interessados.

O Projeto e seus cursos

O IFRN tornou-se um instituto parceiro da Huawei em meados de 2020, no intuito de desenvolver soluções inovadoras na área da tecnologia, através de cursos e treinamentos especializados.  Após a realização das aulas, cada estudante prestará o exame de certificação da Huawei, testando assim os seus conhecimentos e aprendizados em toda sua trajetória, desenvolvendo seu talento e sendo certificado por uma das maiores empresas referências no mercado mundial.

Redes 5G

A 5G, que hoje está sendo implantada no Brasil, nada mais é do que um longo processo histórico de evolução tecnológica. A tecnologia 5G já é realidade em diversas partes do mundo, com redes operando e já atendendo milhões de usuários. As redes de telecomunicações são vitais e responsáveis pela qualidade das conexões e, sem elas, não seria possível acessar a rede em nossos aparelhos. Neste curso serão estudados assuntos como a evolução 5G, arquitetura de rede 5G, convergência de novas tecnologias 5G, aplicativos inovadores, recursos e aplicativos básicos de serviços 5G.

Inteligência Artificial

A certificação do curso em Inteligência Artificial destina-se a profissionais que precisam dominar as tecnologias de IA, aprender e usar algoritmos de aprendizagem profunda (Deep Learning) e dominar as tecnologias de produtos relacionados à IA da Huawei. Durante o período das aulas será aprendido conceitos sobre as tecnologias de Inteligência artificial de ponta e tendências de desenvolvimento, os algoritmos e práticas de desenvolvimento relacionadas ao aprendizado de máquina tradicional, aprendizagem profunda (Deep Learning) e estruturas de desenvolvimento.

Cloud Service

As tecnologias e serviços de nuvem em todo o mundo tornaram-se uma tendência. Nesse sentido, a computação em nuvem consiste em utilizar uma rede de servidores remotos na internet, com a função de operar, armazenar e processar dados. Evitando o uso de uma infraestrutura física. Uma das principais vantagens do uso da computação em nuvem é que não há necessidade de ter máquinas superpotentes para suas tarefas ou ter uma grande infraestrutura necessária para um datacenter. Nesse curso você vai adquirir os conceitos e princípios básicos de computação, armazenamento e rede. Ao fim das aulas você será capaz de montar uma infraestrutura de alta disponibilidade por meio dos serviços da Huawei Cloud Service. O aluno receberá um voucher da Huawei para usar os serviços da nuvem durante o treinamento sem ter que pagar por nada.

Datacom

Obtenha as habilidades e conhecimentos necessários para a configuração e manutenção das redes de dados. O foco deste curso é apresentar os fundamentos das redes de dados, métodos básicos de conexão de redes populares e configurações de roteadores e switches. No período de formação será adquirido conhecimento a respeito dos fundamentos sobre redes de dados, construção de redes básicas e solucionar falhas em redes, entendendo quais são os mecanismos utilizados para solucionar determinados problemas na área.

Laboratório de Arquitetura de Redes e Sistemas Operacionais (LARSO)

É um laboratório voltado para pesquisa e aulas práticas de sistemas operacionais e redes de computadores, e visa o ensino de redes de computadores junto com a prática de laboratório, sendo um aspecto fundamental para consolidar a teoria à prática visto em sala de aula, sendo essencial para a formação discente.

Inscrições:

Estudantes e servidores interessados nos cursos, podem se inscrever através do site do projeto

Eventos no Brasil e Mundo

Os alunos que se destacarem terão a possibilidade de participar de uma das principais iniciativas da empresa, que é o Seeds for The Future, um programa de intercâmbio de estudantes, que tem como objetivo inspirar jovens do mundo todo a construir um futuro por meio da tecnologia. “Outro evento que acontece anualmente é o Huawei ICT Job Fair, que consiste em ser uma feira onde empresas de todo o Brasil vão divulgar vagas de estágio e emprego para os alunos do ICT Academy. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para conseguir o tão esperado emprego ou mesmo estágio em TIC” declarou o professor Rodrigo Ronner coordenador do projeto sediado no Campus Mossoró.

Acesse

Site do projeto