Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

internacionalização

IFRN e Universidade Tecnológica do Uruguai desenvolvem ações de cooperação internacional

Visita está relacionada ao protocolo de intenções assinado em maio de 2022

Publicada em 22/06/2022 Atualizada há 1 ano

A Utec é uma universidade pública representada por três conselheiros

A Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Aseri/IFRN) cumpriu, entre 20 e 24 de junho, agenda de atividades de cooperação internacional no Uruguai. A ação da assessoria, representada pelo assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, e pela assessora de Parcerias Internacionais, professora Girlene Silva, está relacionada ao protocolo de intenções assinado em maio de 2022 com a Universidade Tecnológica, no Uruguai (Utec).

Mobilidade internacional

A Utec é uma universidade pública representada por três conselheiros, cuja sede administrativa fica localizada em Montevidéu, mas as unidades acadêmicas ficam localizadas no interior do país. Dessa forma, inicialmente, a representação da Aseri foi recebida pelos conselheiros Andrés Gil e Rodolfo Silveira, na companhia da diretora do “Centro de Vinculación Global”, Elianne Elbaum, e pelo coordenador de Relações Internacionais, Matías López, na sede em Montevidéu, para avaliar a parceria e refletir sobre as estratégias para realizar as ações previstas na cooperação. Ainda em Montevidéu, a Aseri realizou uma reunião, por meio da UTECglobal, com o diretor do “Centro de Transformación Digital”, Juan Marrero, onde foram pautadas algumas possibilidades de mobilidade internacional de estudantes e servidores das duas instituições para cursar componentes curriculares ou desenvolver projetos de pesquisa.

Intercâmbio estudantil

Após as atividades realizadas em Montevidéu, a comitiva do Instituto segue para as visitas técnicas nas unidades acadêmicas em Durazno e Rivera, onde estudantes do IFRN poderão realizar intercâmbio. “Nas reuniões que temos realizado, temos fechado os últimos pequenos detalhes para a publicação dos nossos primeiros editais de intercâmbio estudantil no âmbito do Projeto Estratégico IFRN Internacional, presente no PDI 2019-2026”, comenta Samuel Lima. A previsão é que ainda haja neste ano o lançamento de editais de mobilidade internacional discente para que estudantes do IFRN realizem intercâmbio acadêmico no exterior no primeiro semestre de 2023.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas