internacionalização

IFRN e Universidade Pedagógica Nacional, da Colômbia, desenvolvem ações de cooperação

Comitiva do Instituto segue cumprindo agenda no país

Publicada em 27/04/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Comitiva do IFRN e representantes da Universidade Pedagógica Nacional.

Uma comitiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) cumpre, nesta semana, atividades na Colômbia. A primeira parada do grupo, composto pelo assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima; pelo assessor de Relações Internacionais do Campus Natal-Cidade Alta, professor Bruno Rafael; e pelo coordenador local do Mestrado em Ensino (Posensino), professor Albino Nunes, foi na Reitoria da Universidade Pedagógica Nacional (UPN), na manhã da última segunda-feira (25).

A comitiva do Instituto realizou uma reunião com representantes da instituição colombiana, no Gabinete do Reitor da UPN. Além do grupo do IFRN, marcaram presença o reitor do Universidade, professor Leonardo Pérez; a representante da Oficina de Relações Interinstitucionais, Janeth Romero; o diretor do Departamento de Química, professor Luis Alberto Pineda; o coordenador do Mestrado em Docência da Química, professor Yair Porras.

O objetivo do encontro foi avaliar a parceria recente entre as duas instituições e planejar atividades de mobilidade internacional. Como conta o professor Samuel Lima, a avaliação da parceria do IFRN e da UPN foi positiva. “Já temos registros de atividades que envolvem pesquisadores e pretendemos ampliar as ações de modo a integrar Pesquisa, Ensino e Extensão e envolver estudantes", contou o assessor.

O professor do Campus Mossoró e interlocutor do acordo entre as duas instituições, Albino Oliveira Nunes, comenta que “a parceria tem gerado bons frutos, pois internacionaliza a instituição por meio da produção acadêmica bilateral envolvendo cursos de graduação e de pós-graduação”.

Bruno Rafael, que também atua em colaboração técnica na Aseri para assuntos de políticas linguísticas, ao avaliar o potencial da parceria, destaca que “a expertise na formação de professores pode contribuir tanto para os cursos de licenciatura quanto para cursos tecnológicos do IFRN”. O assessor menciona os diálogos já iniciados entre o curso de Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer (IFRN) e a Licenciatura en Recreación (UPN).

Agenda na Colômbia

Ainda na segunda-feira, a comitiva do IFRN realizou uma reunião com a Direção do Departamento de Química (Faculdade de Ciência e Tecnologia). Na oportunidade, foi feita uma visita às instalações/laboratórios do Departamento de Química. O grupo brasileiro ainda participou, como ouvintes, no Panel Candidatos a la Presidencia de la República 2022-2026 - Educación Superior Pública de Calidad, a convite do reitor da UPN.

Ainda nesta semana, a comitiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte vai realizar reuniões de articulação entre grupos de pesquisa do IFRN e da UPN e com a Oficina de Relações Interinstitucionais da universidade colombiana para tratar da mobilidade internacional. Também serão realizadas reuniões com a Coordenação da Licenciatura em Lazer (Faculdade de Educação Física); com a Faculdade de Ciência e Tecnologia, para o planejamento das ações 2022.2 e 2023; além de palestras de disseminação do Curso Português Brasileiro para Estrangeiros e de atividades do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (Posensino) do IFRN.

extensao
servidores