Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN e Universidade Internacional do Cuanza firmam parceria

Este é o primeiro acordo de cooperação internacional entre o IFRN e uma universidade africana

Publicada em 04/11/2021 Atualizada há 1 ano

Parceria tem o objetivo de promover e estimular o Ensino, a Pesquisa e os avanços científico-pedagógicos dos dois países.

Na manhã desta quinta-feira, 4 de novembro de 2021, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) firmou parceria com a Universidade Internacional do Cuanza (Unic), da Angola. Este é o primeiro acordo de parceria entre o IFRN e uma instituição africana.

Pelo Instituto, estiveram presentes o reitor, professor José Arnóbio, o assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, a diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarente, professora Luisa de Marilac de Castro, o interlocutor de acordos internacionais e colaborador, professor Marcelo Damasceno, e a assessora de Acordos Internacionais, em colaboração técnica com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), professora Girlene Moreira. Pela instituição angolana, esteve o reitor e professor Miguel Ramirez, acompanhado de representantes da universidade.

O reitor Arnóbio comemorou a parceria: “Expresso meu contentamento por, neste momento, estarmos nos aproximando de nossos coirmãos africanos”. Na solenidade, realizada de forma virtual, Arnóbio relembrou que o IFRN vem há anos concretizando parcerias com o continente europeu, e que o primeiro acordo com uma instituição africana, assim como o estreitamento de relações com a América do Sul, é um “divisor de águas”. “Isso é um marco. Acredito que a ação que se inicia hoje será muito rica, tanto para a Universidade Internacional do Cuanza quanto para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte”.

Diálogos e parceria

As primeiras articulações de diálogos entre a Unic e o IFRN partiram da interlocução da professora Luisa de Marilac de Castro, que declarou: “Espero que possamos contribuir com o IFRN. Certamente, todos nós teremos a crescer com essa cooperação, e esperamos que ela traga muitos frutos para ambas as instituições”.

O assessor de Extensão e Relações Internacionais, Samuel Lima, explica que, desde janeiro deste ano, o Instituto Federal, por meio da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais, tem intensificado os diálogos com o continente africano. “Temos dialogado com universidades em Cabo Verde, em Moçambique e na Angola”, explicou.

Em 12 de maio de 2021, representantes do IFRN e da Unic realizaram uma reunião, na qual discutiram a possibilidade de cooperação entre as duas instituições. A concretização do acordo veio quase seis meses depois. Para Samuel Lima, a parceria representa “o entusiasmo da gestão do IFRN com as cooperações sul-sul”.

O reitor da Universidade Internacional do Cuanza, professor Miguel Ramirez, comentou que “o mais importante é a possibilidade de compartilhar experiências entre diferentes países, essa experiência que se faz no sul-sul. Será uma grande honra contar com a presença de todos vocês e também dos pesquisadores que estarão em nossa universidade. Estamos abertos para todos”.

O acordo estabelecido nesta quinta-feira busca estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural. Através da parceria, poderão ser realizados intercâmbios de professores, de estudantes e de pessoal técnico-administrativo. A cooperação também resultará em pesquisas conjuntas e no uso de ambas as instalações, como laboratórios, equipamentos e acervo bibliográfico.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas