Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN e Universidade Estadual Península de Santa Elena desenvolvem ações de cooperação internacional
INTERNACIONALIZAÇÃO

IFRN e Universidade Estadual Península de Santa Elena desenvolvem ações de cooperação internacional

06/07/2022 - Entre as pautas, as autoridades avaliaram a parceria e encaminharam o aprofundamento da discussão sobre a possibilidade de qualificação de docentes da UPSE em nível de doutorado ofertado pelo IFRN

IFRN e Universidade Estadual Península de Santa Elena desenvolvem ações de cooperação internacional

A Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Aseri/IFRN) cumpre, entre 04 e 08 de julho, agenda de atividades de cooperação internacional no Equador. A ação da assessoria, representada pelo assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, e pela colaboradora da ASERI, professora Luanna Alves, está relacionada ao protocolo de intenções assinado em março de 2022 com a Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador.

Inicialmente, a representação da Aseri foi recebida na Reitoria da UPSE, por seu Reitor, Néstor Acosta Lozano,, acompanhado da Vice-reitora, Gisella Paula Chica, do Coordenador de Investigação e Pós-graduação, Freddy Villoa Santos, da Decana da Faculdade de Ciências Administrativas, Verónica Benavides, da Diretora de Internacionalização, Datzania Villao Burgos, e da Docente do Curso de Gestão e Desenvolvimento Turístico, Myriam Sarabia Molina. 

No encontro, as autoridades avaliaram a parceria e encaminharam o aprofundamento da discussão sobre a possibilidade de qualificação de docentes da UPSE em nível de doutorado ofertado pelo IFRN. Posteriormente, em reunião com a Diretoria de Internacionalização, foram avaliadas as possibilidades de intercâmbio para estudantes e servidores. “Por meio de recursos do funcionamento da assessoria de relações internacionais e de emendas parlamentares, temos o interesse de promover a mobilidade internacional de estudantes do IFRN. A UPSE é uma importante parceira para essa ação, fortalecendo o diálogo Sul-Sul, política de nossa gestão”, afirma Samuel Lima.

As ações de cooperação internacional dessa missão visam ao intercâmbio de experiências de caráter acadêmico e científico, além de ações sobre políticas de internacionalização que conduzam a explorar mais possibilidades de cooperação. Dessa forma, o IFRN segue com agenda de apresentações junto aos estudantes e reuniões com docentes e gestores da UPSE para difundir a oferta educacional e as ações de pesquisa e extensão do IFRN. “A primeira ação realizada foi a oferta pelo IFRN do curso Português Brasileiro para Estrangeiros, totalmente a distância, para docentes da UPSE. A partir do curso, vamos fortalecendo a parceria”, comentou Luanna Alves, professora de espanhol do Campus Lajes, que colabora com a Aseri como professora de português para estrangeiros. 

O FIC Português Brasileiro para Estrangeiros é resultado da adesão do IFRN ao PLA em Rede (Português Língua Adicional em Rede), programa de fortalecimento da internacionalização das instituições que compõem a rede federal no âmbito do CONIF.

Acesse:

IFRN e Universidade equatoriana firmam parceria

Conif publica chamada para adesão ao programa Português como Língua Adicional (PLA)


 


Ações do documento

Página em carregamento