interinstitucional

IFRN e Universidade do Minho discutem futuro da parceria

Reunião também tratou do reconhecimento de diplomas de egressos

Publicada em 10/03/2022 Atualizada há 1 ano

Entre os pontos de pauta, a visita do IFRN à universidade portuguesa

Na manhã do dia 9 de março de 2022, servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se reuniram virtualmente com representantes do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IE/UMinho), para discutir as parcerias em curso. O encontro também tratou da visita - prevista para acontecer entre 28 e 31 de março de 2022 - da comitiva do IFRN à instituição portuguesa. Na viagem, além de uma avaliação sobre as ações do convênio, será assinado o novo Protocolo de Intenções juntamente a um Termo Aditivo, que especifica as atividades a serem desenvolvidas nos próximos cinco anos. “Trata-se de uma nova fase da parceria internacional, agora mais madura e voltada, sobretudo, para potencializar as missões de intercâmbio voltadas para o desenvolvimento de projetos de investigação e a realização de eventos em nível de graduação e de pós-graduação”, disse Samuel Lima, da Assessoria de Relações Internacionais (Aseri), setor da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto.

Discussões e expansão das parcerias

Na reunião, foi apresentada novamente a situação dos egressos da UMinho impedidos de reconhecer seus diplomas no Brasil. As equipes de ambas as instituições pensaram conjuntamente em soluções para os impasses. A professora Natália Fernandes enviará à Aseri uma lista de todas as universidades brasileiras conveniadas à UMinho, bem como fará comunicado oficial a essas instituições, informando da existência do convênio com o IFRN. “Assim, ao receber processos de servidores do IFRN, essas universidades já terão em mãos um posicionamento oficial da UMinho”, afirmou Erasmo Oliveira, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal na Reitoria.

Pelo IFRN, também participaram da reunião o reitor, José Arnóbio, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva, e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Lima Neto. Pela UMinho, participaram o presidente do IE, Leandro Almeida; o interlocutor da UMinho junto ao IFRN, Bento Silva; a vice-Presidente do IE para a Internacionalização, Natália Fernandes; e o responsável pelos mestrados do IE, José Palhares. A reunião ainda teve a participação do professor Belchior Rocha, reitor do IFRN entre 2008 e 2016.

Como parte dos compromissos assumidos no Fórum de Reitores do Rio Grande do Norte, o professor José Arnóbio realizou a apresentação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) à UMinho, colocando-se à disposição para mediar um possível acordo entre ambas as instituições. De imediato, o presidente do IE/UMinho convidou a reitora da Uern, Cicília Maia, a juntar-se à comitiva do IFRN para a visita à UMinho. “Vemos a parceria da UERN com a UMinho como uma oportunidade de expansão das potencialidades da educação pública e gratuita no estado”, salientou o reitor do IFRN.

extensao