Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN e Universidade de Coimbra retomam acordo de cooperação

Reunião entre representantes das instituições aconteceu na última quarta (13)

Publicada em 15/01/2021 Atualizada há 1 ano

No encontro, representantes discutiram novas propostas de ação a serem desenvolvidas

Representantes do IFRN e da Universidade de Coimbra (UC) realizaram, no dia 13 de janeiro, uma reunião, via videoconferência, na qual trataram sobre a retomada das atividades de colaboração entre as duas instituições. Na ocasião, estavam, pelo Instituto, o responsável brasileiro pelo acordo e diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, professor André Gustavo; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto; a coordenadora das ações de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), professora Francinaide Nascimento; e o assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima.

Pela universidade portuguesa, estavam presentes os docentes Edmundo Monteiro e Marco Vieira, do Departamento de Engenharia Informática. Na oportunidade, foi apresentado um histórico do acordo, cujas tentativas tiveram início em 2018 e foi confirmado em 2019, com a assinatura do convênio. A primeira atividade fruto dessa cooperação foi a oferta de vagas para doutorado, na área de Computação, na qual um grupo de servidores do IFRN se deslocou a Coimbra. O professor Monteiro salientou que a parceria com o Instituto Federal do RN é promissora e destacou que as relações entre as duas instituições são igualitárias. 

Planos futuros

No encontro foram discutidas novas propostas de ação a serem desenvolvidas e tratou-se de temas como pós-graduação. Ainda foi destacada a possibilidade de ampliar as iniciativas de Ensino, Pesquisa e Extensão, como intercâmbios de estudantes e servidores, a vinculação de pesquisadores do Instituto ao "Center for Informatics and Systems of the University of Coimbra" (também chamado Centro de Pesquisa Cisuc), a atuação de professores do IFRN como coorientadores de teses, a submissão conjunta de projetos a editais nacionais e internacionais e a possibilidade de construção conjunta de uma pós-graduação stricto sensu, na área de Computação.

Com a reunião, foi decidido dar início à discussão interna entre as Diretorias e Pró-Reitorias de ambas instituições, com o propósito de realizar a construção de um cronograma para seleção de novos candidatos ao doutorado na universidade portuguesa. Futuramente, disseram os participantes, será realizado um seminário online aberto a todos os servidores, a fim de apresentar a pós-graduação e as outras possibilidades de atividades resultantes da parceria entre o IFRN e a UC.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas