Comitiva Internacional

IFRN e Universidade de Coimbra avaliam ações no âmbito da parceria internacional

Comitiva do IF em Portugal fortalece relações entre as instituições

Publicada em 04/04/2022 Atualizada há 12 meses

A comitiva, ainda, realizou uma visita ao Núcleo Histórico da Universidade de Coimbra, que é um patrimônio da humanidade.

Na última sexta-feira (01/04), a comitiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em missão em Portugal, finalizou a agenda da primeira semana de trabalho com atividades junto à Universidade de Coimbra (UC). Entre as atividades realizadas, destaca-se a Recepção Oficial na Sala do Senado na Reitoria da UC: na ocasião, o vice-reitor das Relações Externas, João Nuno Calvão da Silva, a chefe da Divisão de Relações Internacionais, Liliana Moreira, o diretor do Departamento de Engenharia Informática, professor Edmundo Monteiro, e o professor Luís Alcoforado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, receberam a comitiva do IFRN para uma avaliação da parceria internacional.

“Realizamos uma avaliação positiva da parceria e desejamos ampliar as ações realizadas no âmbito dessa relação internacional, envolvendo, também, nossos estudantes”, afirma o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, salientando o desejo de o IFRN avançar no seu programa de mobilidade internacional discente.

Também integrou a agenda da comitiva uma visita ao Departamento de Engenharia Informática (DEI) para uma reunião com a Direção do Departamento. Na reunião, representando o IFRN, participaram o reitor, professor José Arnóbio, seu chefe de Gabinete, Sérgio Farias, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva, e o assessor de Relações Internacionais, o professor Samuel Lima. Por parte da UC, participaram o diretor do DEI, o professor Edmundo Monteiro, e o coordenador do Doutoramento em Engenharia Informática, o professor Henrique Madeira. Também esteve presente na reunião, como convidado, o professor Ivanilson Júnior, servidor do IFRN e doutorando do DEI, que compartilhou informações sobre sua experiência com o curso de doutorado na instituição portuguesa.

Atualmente, o IFRN fomenta 12 de seus servidores que estão cursando o doutorado na UC no âmbito da parceria internacional: sete servidores da turma de 2019-2020 e cinco servidores selecionados por meio do Edital n° 15/2021 da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), em articulação com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Assessoria de Relações Internacionais (Aseri). “A reunião de trabalho foi fundamental para avaliar o desenvolvimento dessa política de capacitação e aferir possibilidades de ampliação das oportunidades”, salienta Antônia Silva. A reunião também viabilizou uma reflexão acerca da mobilidade internacional dos servidores e da necessidade de um planejamento rigoroso para a realização dessa ação. “Precisamos estar sempre aprimorando esses processos para que tudo o que for necessário para a realização das ações seja realizado com o máximo de antecedência por parte do Gabinete do reitor por meio de sua Secretaria, em colaboração com as Relações Internacionais da Reitoria”, complementa Sérgio Farias.

A comitiva do IFRN em missão em Portugal contou, também, com reuniões de avaliação das parcerias junto à Reitoria da Universidade do Minho (UMinho) e ao seu Instituto de Educação (IE). Também aconteceu a assinatura do Protocolo de Cooperação com a UMinho (2022-2027) e do Primeiro Termo Aditivo com o IE, e a realização de reunião junto à Escola de Engenharia (Guimarães) e ao Instituto de Ciências Sociais.