Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN promove Workshop em parceria com a Universidade de Coimbra

Evento busca aproximar servidores do Instituto interessados em realizar Doutorado na universidade portuguesa

Publicada em 29/06/2021 Atualizada há 1 ano

O público-alvo é composto por docentes e servidores técnico-administrativos que atuam ou têm formação na área da Tecnologia da Informação

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoverá um workshop virtual com o intuito de aproximar seus servidores interessados em cursar Doutorado na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal. Essa ação de internacionalização na Pesquisa pretende ampliar as oportunidades de troca de conhecimento científico entre as duas instituições, para além da capacitação dos servidores. O workshop será promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), com o apoio da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex).

Docentes e técnicos-administrativos que atuam ou têm formação na área da Tecnologia da Informação (TI) são o público alvo dessa ação. Na ocasião, o chefe do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, professor Edmundo Monteiro, e sua equipe apresentarão o programa de doutoramento e as linhas de investigação. O evento contará com o relato das experiências de servidores do IFRN que estão cursando o programa na universidade portuguesa. Após, haverá momento para diálogo com a audiência.

Diante dos cortes orçamentários pelo Ministério da Educação (MEC), acompanhados da situação sanitária desfavorável, em função da pandemia da Covid-19, o curso foi adaptado para a modalidade virtual. Mesmo assim, “o fomento institucional à capacitação dos servidores contemplados se dará por meio do financiamento de passagens aéreas e bolsa, uma vez por ano, durante os quatro anos em que deverão estar envolvidos no programa de doutoramento”, esclarece André Gustavo, interlocutor do IFRN junto ao Departamento de Engenharia Informática da universidade portuguesa.

A fonte do recurso financeiro é a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE). A seleção dos estudantes correrá por conta da Universidade de Coimbra (UC). Caberá ao servidor-aluno o pagamento da anuidade e outras despesas relacionadas à viagem e estadia fora do país, além de liberação junto ao seu Campus de lotação.

Participação 

workshop acontecerá no formato virtual, das 10h às 13h da próxima quinta-feira, 1º de julho de 2021. O evento será transmitido na sala da plataforma de webconferência da RNP. Para assistir, os interessados devem selecionar a opção “Não tenho conta” e digitar seu nome. Haverá emissão de certificado de participação e as inscrições podem ser feitas clicando AQUI.

Para mais informações sobre os projetos de pesquisa, áreas de concentração e o programa de doutoramento em computação na Universidade de Coimbra, acesse :

Site do Departamento de Engenharia Informática 

Site do centro de pesquisa Centre of Informatics and Systems

Site do programa de doutoramento

Inscrição no workshop

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas