Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNACIONALIZAÇÃO

IFRN e Universidade de Buenos Aires discutem parcerias

Contatos tiveram início em fins de 2019, a partir da interlocução da Pró-Reitoria de Pesquisa

Publicada em 16/03/2021 Atualizada há 1 ano

A reunião aconteceu no dia 10 de março, no formato online

Na tarde do dia 10 de março, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (Filouba) se reuniram virtualmente para discutir possibilidades de cooperação internacional. Pela Filouba e pelo IFRN, participaram docentes e técnicos com envolvimento na área de Pesquisa e de Pós-Graduação.

Cooperação

Inicialmente, Silvana Camparini (secretária de Relações Internacionais da universidade argentina) e Samuel Lima (assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN) apresentaram os trâmites de cada instituição para o início da cooperação, com o estabelecimento de um convênio amplo, que "deve ser acompanhado pelo estabelecimento de um plano de ação envolvendo os pesquisadores interessados, a fim de dar início oficialmente às atividades”, explicou Samuel. O assessor ainda ressaltou que, nessa direção, os presentes trocaram contatos e interesses de investigação, a fim de encaminhar, em um outro momento, encontros específicos para a organização dos projetos conjuntos.

Gabriela Raulino e Matias Cordo, ambos representantes das editoras das instituições, realizarão em breve um encontro específico para tratar das possibilidades de cooperação no âmbito da comunicação e da divulgação científica, seja através de coedições, seja por meio de dossiês nas revistas institucionais, como bem lembrou a editora da Revista Holos, Francinaide Nascimento: “o nosso periódico encontra-se aberto para receber dossiês frutos das pesquisas a serem desenvolvidas pela colaboração entre nossas instituições”.

Pós-graduações associadas e mobilidade estudantil

O secretário de pós-graduação da Filouba, Alejandro Balazonte, ressaltou o quão positiva foi a sua experiência como pós-doutorando no Brasil: “as universidades federais de Pelotas e de Santa Catarina realizavam intercâmbio de estudantes durante alguns meses, período no qual mestrandos e doutorandos cursavam componentes curriculares na instituição receptora”. Alejandro também sublinhou a riqueza acadêmica que eram as pós-graduações associadas. “Podemos trabalhar nessa direção”, disse o secretário.

Ao fim da reunião, o professor Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação no IFRN, propôs que os pesquisadores com proximidades em suas temáticas de pesquisa realizassem os primeiros contatos por e-mail, a fim de organizar, em breve, um segundo encontro. "Nessa ocasião, será questão de apresentar possibilidades de novas pesquisas e/ou de participação em investigações já em andamento, a fim de darmos início oficialmente às cooperações", sentenciou.

Histórico

Os contatos entre ambas as instituições tiveram início em fins de 2019, a partir da interlocução do então pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Márcio Azevedo, com a professora Alcira Bonilla, da Filouba. A professora esteve presente no Campus Natal-Central do Instituto para atividades na Licenciatura em Espanhol e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas