Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN e Universidade da Coruña discutem parcerias

Reunião aconteceu na manhã da última sexta-feira, 10 de dezembro

Publicada em 13/12/2021 Atualizada há 1 ano

Na manhã da última sexta-feira, 10 de dezembro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade da Coruña (UDC) reuniram-se para discutir possíveis parcerias. Pelo IFRN, conduziu a reunião o professor Samuel Lima, assessor de Extensão e de Relações Internacionais (Aseri/Proex/IFRN), com a participação da professora Girlene Moreira da Silva, assessora de parcerias internacionais na Aseri/IFRN. Pela UDC, esteve presente o professor Jakson Renner Rodrigues Soares, docente e pesquisador da Faculdade de Turismo da Universidade.

Encaminhamentos 

Como encaminhamentos, sugeriu-se o início da redação do protocolo de intenções, a fim de começar os procedimentos formais para o convênio. Além disso, uma reunião mais ampla deverá acontecer no início de 2022 para o planejamento de um trabalho com o Coil (Colaboração Internacional On-line) no âmbito da Extensão do IFRN, unindo os cursos de Turismo e Letras. "Essa é uma ótima oportunidade para que nosso alunado aprenda com os olhos de outras pessoas. O estudante galego aprenderá do alunado do IFRN e vice-versa, agregando valor à experiência e enchendo a boca d’água para um intercâmbio físico futuro”, afirmou o professor Jakson. 

Ao comentar a expectativa em relação a essa aproximação, a interlocutora inicial do IFRN, professora Girlene, ressalta que “essa aproximação com a UDC já acontece há alguns meses, e o Professor Jakson já participou de atividades da Licenciatura em Letras Espanhol, além de ter uma palestra agendada para fevereiro de 2022, uma atividade de internacionalização no âmbito do projeto de Extensão ‘Intercâmbio formativo’ do Campus Natal-Central do IFRN”. 

De acordo com os professores, espera-se que, futuramente, o fomento à mobilidade estudantil seja possível, assim como o desenvolvimento de pesquisas, eventos e produções conjuntas, com o envolvimento de estudantes da Licenciatura em Letras Espanhol e Tecnólogo em Gestão de Turismo. 

Interesses dos pesquisadores 

A professora Girlene e o professor Jakson irão disponibilizar um formulário para os colegiados dos campi que ofertam os dois cursos com o intuito de conhecer os interesses dos pesquisadores: “O objetivo é aproximar servidores e estudantes com interesses em comum nas áreas de turismo, letras, educação, linguística aplicada, entre outras”, explicou Samuel Lima. 

O professor Jakson Soares disponibilizou, ainda, um formulário de cadastro para os pesquisadores do IFRN que desejarem participar do "Red Iberoamericana de Investigación en Experiencia Turística, Saberes Transversales y Bienestar", projeto sob sua coordenação. O cadastro poderá ser realizado até dia 15 de dezembro, por meio de formulário on-line.

Acesse:

Cadastro para participar do projeto "Red Iberoamericana de Investigación en Experiencia Turística, Saberes Transversales y Bienestar"

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas