IFRN e UniRovuma iniciam diálogo sobre parcerias

A discussão girou em torno de possíveis parcerias no Ensino e Pesquisa

Publicada em 23/06/2021 Atualizada há 1 ano

Conversa inicial abre oportunidades para que a cooperação internacional

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou na manhã da sexta-feira (18) uma reunião com a Universidade Rovuma (UniRovuma), de Moçambique. A reunião foi agendada a partir da interlocução de Flávio Ferreira, diretor-geral do Campus Canguaretama, com a universidade da África Oriental. Além de Flávio, pelo IFRN comparecem ao encontro virtual o assessor de Relações Internacionais do Campus Canguaretama, Helber Silva, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação em exercício, Francinaide Nascimento; o assessor de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), Samuel de Carvalho Lima e a assessora Executiva da Aseri, Luanna Melo Alves. O professor Lázaro Cuinica, diretor adjunto de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Naturais, Matemática e Estatística da UniRovuma representou sua instituição.

A discussão girou em torno de possíveis parcerias no Ensino e Pesquisa, nos recursos humanos qualificados nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, Geociências, Ciências Alimentares e Agrárias, assim como em áreas de Ciências Tecnológicas, na transferência de conhecimento e tecnologia, no auxílio para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão universitária. Após esse diálogo inicial, as instituições ficaram de apresentar suas demandas de capacitação de recursos humanos em reunião a ser agendada em breve.

Encaminhamentos

Além disso, também ficou encaminhado que a Aseri enviaria a minuta com os termos do acordo de cooperação internacional geral para a avaliação da UniRovuma. Por fim, o IFRN ficou responsável por promover a formação de grupos de trabalho para interlocuções mais específicas no âmbito do acordo de cooperação. "Essa conversa inicial abre oportunidades para que a cooperação internacional com a UniRovuma ocorra também via projetos exitosos do Campus Canguaretama vinculados aos cursos em comum e alinhados às demandas da comunidade moçambicana, usando recursos que já dispomos", disse Flávio Ferreira.

Na avaliação de Francinaide Nascimento, as novas parcerias que estão sendo construídas além-mar têm oportunizado o fortalecimento da formação de uma rede lusófona de pesquisa sobre temas de mútuo interesse entre o IFRN e as demais instituições estrangeiras como ocorreu nas reuniões com representantes de universidades africanas .

extensao